Psicologia sociocultural
Seminário: Psicologia sociocultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayty • 25/2/2014 • Seminário • 500 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
A Psicologia Sócio-Histórica surge no inicio do século XX, na União Soviética, momento em que esta procurava reconstruir suas teorias científicas a partir do referencial marxista.A Psicologia Sócio-Histórica acredita que o homem constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade,que tem como objetivo satisfazer suas necessidades,tem como base a teoria de Vygotsky que afirma que o desenvolvimento humano se dá das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Para Vigotsky, a aprendizagem é um processo social e, por isso, deve ser impulsionada de novos conhecimentos e novas conquistas a partir do que já sabe,o humano se constitui pela relação do homem com a realidade, não só enquanto meio social imediato, mas enquanto processo cultural historicamente produzido.A subjetividade individual são experiências vividas pelo indivíduo,que seriam íntimas,pessoais,ele vai construindo sentido para as experiências que vivencia. Para a criança desenvolver seu cognitivo ela precisa de um intervalo que é chamado zona de desenvolvimento Proximal Real que é a capacidade que o indivíduo tem de resolver questões com autonomia e a Zona de Desenvolvimento Potencial que é quando a criança precisa ter uma socialização completa,tendo a intervenção de um adulto ou uma relação com o outro,que é onde seu psicológico se baseia nas relações sociais que são mediadas por sistemas simbólicos,que através do nosso cérebro são mudados o tempo todo,pelo nosso desenvolvimento contínuo através das ações de elementos externos.Toda mediação acontece através de instrumentos técnicos,para Vigotsky é preciso intervir para haver um aprendizado maior.A mediação simbólica explica o funcionamento mental,como uma característica da atividade humana,que para Vigotsky a relação do homem é mediada através de signos,que são elementos que representam ou expressam outros objetos, eventos, situações, agem como um instrumento da atividade psicológica.Vigotsky acredita que a cultura é parte da natureza do homem que fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade,que permite construir a interpretação do mundo real,que estão em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significações,Os signos externos vão sendo internalizados e passam a ser substituídos por signos internos, que são representações mentais de objetos do mundo real.Dessa forma, o homem passa a ser capaz de operar mentalmente sobre o mundo, e passa a fazer relações, planejar, comparar, lembrar.Para Vygotsky, o desenvolvimento se dá de fora para dentro, ou seja, primeiramente nós realizamos ações externas que são interpretadas pelas pessoas ao nosso redor, de acordo com os significados culturalmente estabelecidos. A partir dessas interpretações que os outros nos dão, das nossas ações no mundo e do próprio mundo que nos cerca, é que passamos a atribuir significado próprio sobre o mundo e desenvolvemos os processos psicológicos internos necessários para a vida em sociedade. Assim, a origem das funções psicológicas superiores é social e, portanto, histórica. É a partir das relações sociais estabelecidas entre o indivíduo e os outros homens que somos capazes de internalizar os instrumentos e signos carregados de significado cultural e nos constituirmos enquanto pessoa.A ideia de desenvolvimento como transformação, como mudança, emergência
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