Psicologias
Artigos Científicos: Psicologias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 24/6/2014 • 2.333 Palavras (10 Páginas) • 1.472 Visualizações
Capitulo 3: Behaviorismo
1. Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
O termo Behaviorismo foi fundado pelo americano John B. Watson e para determinar essa tendência teórica, alem de Behaviorismo é usado o Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Analise Experimental do Comportamento, Analise do Comportamento.
2. Para os Behavioristas qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?
O objeto da Psicologia para os Behavioristas é o Comportamento, era caracterizado como um objeto observável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?
Como função de certas variáveis do meio, ou seja, certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre por que os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos.
4. Qual é o mais importante teórico do Behaviorismo?
Skinner, em sucessão de Watson.
5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos
O comportamento reflexo ou respondente é o não voluntário, aqueles que as respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Exemplo contração das pupilas com incidência da luz forte sobre os olhos, a salivação, o arrepio da pele com o ar frio, as lagrimas quando se trabalha com a cebola.
6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos
Eliciar o organismo a responder a estímulos que antes não respondia.
Exemplo: uma pessoa mergulha a mão varias vezes numa vasilha com água gelada tendo intervalos de 3 á 4 minutos e antes de imergir soam uma campainha. Mais ou menos pelo vigésimo som da campainha ocorrera a mudança de temperatura sem a necessidade de imergir a mão na água gelada.
7. O que é comportamento operante? Dê exemplos.
O comportamento operante abrange uma quantidade imensa de atividades humanas- desde o espernear e o balbuciar do bebê de colo, até as mais complicadas habilidades e poder de raciocínio do adulto. O comportamento operante inclui todas as ações de um organismo, no qual em algum momento, essa ação tem um efeito sobre o mundo ao redor.
O comportamento operante opera sobre o mundo. Exemplo: quando se pega um lápis, quando se faz sinal para o ônibus parar, quando nele se sobe, quando se fala ao subordinado, etc. Todos estes são exemplos de comportamento operante.
8. Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplos.
O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média tendem a aumentar de freqüência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas.
9. O que pé reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê exemplos para cada caso
Reforço positivo é o q recompensa um dado comportamento de modo a aumentá-lo. Por exemplo, num experimento na Caixa de Skinner, com um rato pressione a barra, nesse caso a comida é o reforço positivo, pois estimula a resposta de pressão da barra. O comportamento é emitido visando à apresentação do reforço (no caso o alimento). Este é o caso de reforçamento positivo, em que a comida é o reforço positivo.
Reforço negativo é aquele que aumenta a probabilidade de emissão de um comportamento quando ocorre sua Supressão, por exemplo, um rato recebe choques elétricos e um experimento de laboratório e quando pressiona a barra os choques cessam, neste caso os choques servem de reforçadores negativos, pois aumenta o comportamento de pressão à barra com finalidade de suprimi-los.
Vale lembrar que tanto o reforço positivo quanto o reforço negativo aumentam um comportamento, a diferença entre eles é que o positivo serve para aumentar um comportamento que tem por finalidade a apresentação de um reforço, enquanto o negativo, um comportamento para suprimi-lo.
10. Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos.
A esquiva é um processo os estímulos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o individuo execute um comportamento que previna a ocorrência e reduz a magnitude do segundo estimulo.
Outro processo parecido é a fuga, neste caso, o comportamento reforçado é aquele que termina com um estimulo aversivo já em andamento.
11. O que é extinção e punição? Dê exemplos de cada caso.
A extinção é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada, como conseqüência, a resposta diminuirá de freqüência e ate mesmo poderá deixar de ser emitida. O tempo necessário para que a resposta deixe de ser emitida dependerá da história e do valor de reforço envolvido. Assim quando a menina que estávamos paquerando deixa de nos olhar, e passa a nos ignorar, as investidas tenderão a desaparecer.
Por causa de resultados como estes, os behavioristas têm debatido a validade do procedimento da punição como forma de reduzir a freqüência de certas respostas. As práticas punitivas correntes na Educação foram questionadas pelo Behaviorismo obrigava-se o aluno a ajoelhar-se no milho, a fazer inúmeras cópias de um mesmo texto, a receber “reguadas”, a ficar isolado, etc.
12. O que é generalização e discriminação? Dê exemplos.
Discriminação diz-se que se desenvolveu uma discriminação de estímulos quando uma resposta se mantém na presença de um estímulos, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro, isto é, um estimulo adquire a possibilidade de ser conhecido como discriminativo na situação reforçadora, sempre que ele for apresentado e a resposta emitida, haverá reforço.
Por exemplo: existem normas e regras de conduta para festas, cumprimentar os presentes, ser gentil, procurar manter dialogo com as pessoas, agradecer e elogiar a dona da casa, etc.
Na generalização, portanto, respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes. Esse princípio da generalização é fundamental quando pensamos na aprendizagem escolar. Nós aprendemos na escola alguns conceitos básicos, como fazer contas, ler, escrever. Graças à generalização, podemos transferir esses aprendizados para diferentes situações, como dar ou receber troco, escrever uma carta para a namorada distante, aplicar conceitos da física para consertar aparelhos eletrodomésticos, etc.
Capitulo 4. Gestalt
1. Qual o ponto de partida da teoria da Gestalt?
O ponto de partida da teoria da Gestalt é a percepção. Os gestaltistas construíram a base da sua teoria baseados em estudos psicofísicos, que relacionam a forma e o comportamento.
2. Qual a crítica que a Gestalt faz o Behaviorismo?
O Behaviorismo estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, e a Gestalt critica essa abordagem, por considerar que o comportamento deve ser estudado levando em consideração um contexto mais amplo.
3. Qual a importância da percepção do estimulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria da Gestalt?
Para os gestaltistas, o processo entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, é encontrado o processo de percepção. O que o individuo percebe e como percebe, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
4. Cite um exemplo que mostre uma percepção do ambiente diferente de sua realidade física.
Uma pessoa que constantemente usa óculos e tem o cacoete de ajeitá-lo, no momento em que não tiver usando, irá por estímulo, querer ajeitá-lo. Porém, perceberá que não está usando óculos, mesmo que em sua mente pareça que esteja. (Quando ficamos fora por um bom tempo expondo nossa visão à claridade do sol, e entramos rapidamente em casa, para atender um telefone por exemplo. (Teremos então, a impressão de que ficamos “cegos” por uns instantes).
5. O que é necessário para alcançarmos a boa forma?
Para alcançarmos à boa-forma e necessário que haja equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade nos elementos.
6. Qual a importância da relação figura-fundo na percepção?
Se tivermos elementos apresentem equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, poderão garantir a boa-forma, isto é, superarmos a ilusão de ótica.
7. Como é denominado o conjunto de estímulos determinantes do comportamento?
O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio geográfico e o comportamental.
8. Explique, através de um exemplo, o meio geográfico e o meio comportamental.
A interação entre o meio geográfico e o meio comportamental pode ser explicado através do exemplo de uma sala que esteja a uma determinada temperatura, entretanto, a sensação térmica do individuo é diferente tanto do ambiente, quanto a de outras pessoas que estejam nessa sala.
9. O que é campo psicológico?
O campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar à boa-forma. Esse campo de força garante a compreensão da melhor forma possível de situações que não estejam muito bem estruturadas. É a tendência de juntar os elementos.
10. Quais princípios regem o campo psicológico na busca da boa-forma?
Os princípios são a proximidade, semelhança e fechamento. No primeiro os elementos mais próximos tendem a ser agrupados. No segundo os elementos semelhantes são agrupados. E no terceiro, ocorre a tendência de fechar os elementos dispersos para garantir sua compreensão.
11. O que é insight? Dê um exemplo
Insight é uma compreensão imediata. Se esqueço de tomar um remédio, posso muito bem se lembrar de tomá-lo, logo após assistir uma propaganda farmacêutica, mesmo que seja sobre um remédio diferente.
12. Baseado na teoria de Lewin, explique os conceitos de espaço vital e de campo psicológico.
Para Lewin, o espaço vital era definido como “a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do individuo num certo momento”.
O campo psicológico foi o espaço de vida onde se levam em conta não somente o individuo e o meio, mas também, a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes.
13. Segundo Lewin, qual a característica definidora do grupo?
A característica essencialmente definidora do grupo é a interdependência de seus membros.
Capitulo 5. Psicanálise
1. Quais os três usos do termo Psicanálise?
Teoria, Investigação e análise.
2. Quais são as praticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?
Praticava a Hipnose, a técnica da concentração e o abandono dos questionamentos iniciais de uma seção
3. Quais foram às descobertas finais que configuraram a criação da Psicanálise?
A criação da psicanálise é baseada na função sexual e sua existência desde o principio da vida do indivíduo no desenvolvimento da sexualidade e seu tempo e lívido.
4. Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?
Inconsciente, pré-consciente e consciente
5. O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?
Descobriu que na maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizado nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais.
6. Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual?
Fase oral, fase anal, fase fálica, fase genital, período de latência
7. Caracterize o Complexo de Édipo.
É em torno dele que ocorre a estruturação da personalidade do individuo. Acontece entre 3 e 5 anos, durante a fase fálica, no complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado. Ele procura ser o “pai” para ter a mãe, escolhendo-o como modelo de comportamento, passando a internalizar as regras e as normas sociais representadas e impostas pela autoridade paterna.
8. O que é realidade psíquica?
Tudo aquilo que para o individuo, assume valor da realidade.
9. Como se caracterizam os modelos econômicos, tópico e dinâmico do funcionamento psíquico?
Econômico: Existe uma quantidade de energia que “alimente” os processos psíquicos.
Tópico: O aparelho psíquico é constituído de um numero de sistemas que são diferenciados quanto sua natureza e de modo de funcionamento, o que permite considerá-lo como “ligar” psíquico.
Dinâmico: No interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão permanentemente ativas
10. Como se caracteriza a pulsão?
Refere-se a um estado de tensão que busca, através de um objet, a supressão deste estado. Eros é a pulsão de vida e abrange as pulsões sexuais e as de auto conservação. Tanatos é a pulsão de morte, pode ser autodestrutiva ou estar dirigida para fora e se manifestar como pulsão agressiva ou destrutiva.
11. O que é sintoma?
Na teoria psicanalítica, é uma produção resultante de um conflito Psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa. O sintoma ao mesmo tempo sinaliza, busca encobrir um conflito, substituir a satisfação de desejo. Ele é ou pode ser o ponto de partida da investigação psicanalítica na tentativa de descobrir os processos psíquicos encobertos que determinam a formação.
12. Como se caracteriza a segunda teoria do aparelho psíquico?
Introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três.
Sistemas da personalidade.
Id constitui o reservatório de energia psíquica, é onde se localiza as pulsões: a de vida e a de morte.
Ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre exigências do Id, as exigências da realidade e as ordens do superego.
Superego origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego.
13. Como se caracteriza o método de investigação da Psicanálise? E a pratica terapêutica?
O método psicanalítico usado para desvendar o real, compreender o sintoma individual ou social e suas determinações, é o interpretativo. No caso da análise individual, o material de trabalho do analista são os sonhos, as associações livres, os atos falhos (os esquecimentos, as substituições de palavras etc.).
14. Qual a função e como operam os mecanismos de defesa do ego?
Recalque: Este aspecto que não é percebido pelo indivíduo faz parte de um todo e, ao ficar invisível, altera, deforma o sentido do todo.
Formação reativa: o ego procura afastar o desejo que vai em determinada direção, e, para isto, o indivíduo adota uma atitude oposta a este desejo.
Regressão: o indivíduo retorna a etapas anteriores de seu desenvolvimento; é uma passagem para modos de expressão mais primitivos.
Projeção: é uma confluência de distorções do mundo externo e interno. O indivíduo localiza (projeta) algo de si no mundo externo e não percebe aquilo que foi projetado como algo seu que considera indesejável. É um mecanismo de uso freqüente e observável na vida cotidiana.
Racionalização: uma defesa que justificam as outras. Portanto, na racionalização, o ego coloca a razão a serviço do irracional e utiliza para isto o material fornecido pela cultura, ou mesmo pelo saber científico.
15. Qual a contribuição social da Psicanálise?
A característica essencial do trabalho psicanalítico é o deciframento do inconsciente e a integração de seus conteúdos na Consciência. Isto porque são estes conteúdos desconhecidos e inconscientes que determinam. Em grande parte, a conduta dos homens e dos grupos, as dificuldades para viver, o mal-estar, o sofrimento.
...