Psicologias
Monografias: Psicologias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aliineasouza • 17/3/2015 • 270 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
PSICOLOGIAS, uma introdução ao estudo de psicologia.
Capítulo 10- A psicologia como profissão.
A avaliação psicológica no Brasil é função privativa do psicólogo, definida pela lei nº 4.119, de 1962, que regulamenta a profissão; e corresponde ao processo de coleta de dados e interpretações de informações, por meio de teorias, métodos e instrumentos psicológicos. O psicólogo utiliza o conhecimento científico na intervenção técnica e tem por finalidade obter maior conhecimento do indivíduo, do grupo ou situações, a fim de atingir os objetivos definidos e, assim, auxiliar em processos de tomada de decisões e torná-lo saudável. Atualmente, o psicólogo atua em diversas áreas: Clínica, hospitalar, escolar, institucional, jurídica, organizacional, esporte, área acadêmica, assessoria e consultoria, entre outros.
Capítulo 13- Vida afetiva.
A afetividade faz parte da subjetividade humana, e é por isso que o psicólogo não pode deixar de analisa-la. Ela pode ser representada por consequência de vários estímulos internos ou externos que influenciam o comportamento humano, ela prepara nossas ações e também está ligada a consciência. A vida afetiva é composta por sentimentos e emoções, há uma distinção precisa entre elas. A emoção é um estado agudo e transitório, enquanto o sentimento pode ser considerado como uma evolução das emoções, estado mais atenuado e durável. Os dois afetos básicos da vida psíquica são o amor e o ódio. Essa ambivalência de sentimentos do ser humano limita os relacionamentos. Os tipos de reações orgânicas que acompanham as emoções são o tremor, riso, choro, lágrimas, expressões faciais, alterações do batimento cardíaco e por isso se pensava que o lugar das emoções era o coração. Essas reações orgânicas funcionam como descargas emocionais em nosso organismo.
...