QUESTÕES SOBRE A IDADE ADULTA AVANÇADA: O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
Por: 123everson • 11/4/2015 • Artigo • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 541 Visualizações
[pic 1]
Curso: Psicologia
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento – Adulto e Terceira Idade
Professora: Gizelha Maria Pereira Gomes
3º semestre de 2013
DESENVOLVIMENTO:
QUESTÕES SOBRE A IDADE ADULTA AVANÇADA:
O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
Alunos: Everson Ferreira da Cunha
Fabiola de Paula
Mariana Borges
Milena Santos
Sara Alves
Brasília, 16 de maio de 2014
Centro Universitário do Distrito Federal
Coordenadoria de Pedagogia
SEP/SUL EQ 704/904 – Conjunto A – Brasília/DF
www.udf.edu.br
1. A que se refere as Teorias Dinâmicas?
As teorias dinâmicas contemplam a vida de cada pessoa como um processo ativo, permanentemente mutável, altamente autopropulsionado, que ocorre dentro de contextos sociais específicos que elas mesmas modificam constantemente, e por fatores genéticos e históricos exclusivos de cada pessoa, chamadas respectivamente de teoria da continuidade, que parte do princípio de que um objeto importante do desenvolvimento adulto é a mudança adaptativa e não o equilíbrio homeostático, e focaliza o modo como a individualidade se mantém durante os eventos sociais e as mudanças biológicas e de teoria epigenética que tenta incorporar todas as forças genéticas, infantis em um sistema em constante modificação, mas sempre produtivo.
2. Comente sobre a Idade e auto eficácia
De acordo com o texto, mesmo estando com uma idade avançada e fazendo parte da minoria não significa sejamos frágeis. Isso depende de várias condições: pessoais, familiares e principalmente culturais. Uma pessoa com uma cultura restrita e socialmente isolada se torna frágil e pobre e não o contrário.
É necessário que a pessoa seja ativa e busque a autonomia, controle e independência se não quiser ser dependente. Ou seja, quando ocorrer uma incapacidade, deve-se decidir superá-la, compensá-la ou conviver com ela. Mas também haverá aquelas que se acomodará com a situação.
De acordo com os sistemas dinâmicos, algumas pessoas ingressam na idade adulta avançada com muitas proteções: membros da família e amigos, bagagem cultural e contínuas oportunidades de instrução, pensão, etc. Outras passam por todo tipo de dificuldades.
3. Comente sobre cuidando da velhice frágil: ônus e benefícios dos cuidados familiares e casas geriátricas.
a) Como ocorre o cuidado com os idosos frágeis? Não somente hoje, mas também no passado, a maioria deles eram cuidados por parentes, outros por parentes ou amigos e ainda outros, são cuidados por familiares e profissionais.
Entretanto, de acordo com o texto, esta situação muda de acordo com o pais, por exemplo: A tradição nos Estados Unidos é que os cônjuges cuidem um do outro enquanto isto for possível. Em outras culturas recai sobre os filhos esta obrigação. Na Coréia, 80% das pessoas idosas com demência são cuidadas pelas noras e 7% o são pelo cônjuge.
...