Quadro De Jogos Tradicionais
Casos: Quadro De Jogos Tradicionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Meellissa • 23/11/2013 • 280 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
QUADRO DE JOGOS TRADICIONAIS
JOGO E FAIXA ETÁRIA CONCEITUAÇÃO ÁREAS ESXPLORADAS E POR QUÊ?
Amarelinha – a partir dos 7 anos
Auxilia na agilidade corporal é necessário equilíbrio corporal para pular alternadamente um dos pés dentro do espaço delimitado (pré-operatório). Segundo Piaget - quando a criança brinca ela está vivenciando momentos alegres e prazerosos, por meio das brincadeiras tradicionais a criança amplia sua área de conhecimento.
Segundo Vygotsky – no processo de desenvolvimento, a criança começa usando a mesma forma do comportamento que outras pessoas inicialmente usaram em relação a ela, isso ocorre desde os primeiros dias de vida Segundo Piaget – jogo do exercício sensório, motor, por que consiste na repetição de gestos e movimentos.
Segundo Vygotsky – mexe com o faz-de-conta, da criança, intenções voluntarias e a formação dos planos da vida real, por que é considerado um estimulo a criança no desenvolvimento interno da construção do conhecimento.
Cabra-cega – a partir dos 6 anos
Ajuda a desenvolver á atenção e o senso de localização, também estimula a capacidade de descriminação tátil e auditiva.
Segundo Piaget – onde a criança pode brincar com os significados para mediar o conceito existente e sua função vai da auto expressão.
Segundo Vygotsky – diz que o jogo é fundamental pois o processo de vivenciar situações imaginarias leva a criança ao desenvolvimento do pensamento abstrato, quando novas situações são criadas no jogo entre significações e interações com o objeto e ações. Segundo Piaget - exige da criança paciência, noção de espaço por que estimula todos os sentidos do corpo e a brincadeira em si pressupõe em aprendizagem social.
Segundo Vygotsky – o mundo imaginário o faz-de-conta, sendo que nesse jogo a criança constrói seu mundo imaginário por que a simbolização através dos objetos funciona como precondição.
...