Qualidade, saúde e segurança no trabalho no trabalho
Projeto de pesquisa: Qualidade, saúde e segurança no trabalho no trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: licia123 • 5/5/2014 • Projeto de pesquisa • 745 Palavras (3 Páginas) • 395 Visualizações
Qualidade, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
PUBLICIDADE
Atualmente um número maior de empresas descobre a cada dia que seus resultados, e até mesmo a sua sobrevivência, estão alicerçados em sua força de trabalho. Neste contexto o tema saúde e segurança no trabalho passou do simples atendimento às normas e regulamentações vigentes a ser um tema presente na gestão das mesmas.
Neste progresso em direção a uma gestão sistêmica da organização, vemos que a qualidade deixou de ser considerada com luxo ou como diferencial para ser uma condição necessária para que se possa entrar na competição. Depois passamos para a preocupação com a gestão ambiental, devido aos novos paradigmas de competição e escassez de recursos naturais presentes no dia a dia das organizações. Esta preocupação com a gestão ambiental também contribuiu para a maior percepção por parte das empresas de suas responsabilidades sociais. Levando então às mesmas a focarem suas melhorias na gestão da saúde e segurança de seus colaboradores.
As preocupações com a saúde e segurança do trabalhador originam-se da época da revolução industrial, onde o foco era a buscar a reparação de danos à saúde física do trabalhador, ou seja, a ação se dava de forma reativa. Somente muito tempo depois as empresas começaram a se ocupar com a saúde do trabalhador de forma preventiva, mas a motivação para esta mudanças de atitude não era a melhoria da qualidade de vida do colaborador e sim a diminuição dos custos decorrentes do pagamento de seguros e ações destinadas a reparar os danos causados pelos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Posteriormente o foco voltou-se para o atendimento das regulamentações criadas para a proteção do trabalhador, que em muitos casos mostravam-se ineficientes devido à falta de fiscalização e a outros problemas decorrentes da ineficácia do Estado para garantir o cumprimento das leis.
Somente no final do século passado é que as preocupações com a saúde do trabalhador ultrapassaram as barreiras do atendimento à legislação, motivadas por questões como:
- maior conscientização da sociedade em relação aos problemas laborais;
- atendimento a clientes que tem como requisitos de fornecimento o gerenciamento eficaz da saúde e da segurança de seus colaboradores;
- maior poder de negociação da empresa frente aos seus fornecedores de produtos de seguros, devido ao reconhecimento da excelência de suas operações;
- melhoria da produtividade pela eliminação da perda de tempo decorrente de falhas e acidentes de trabalho;
- aumento da motivação de seus colaboradores por sentirem que estão trabalhando em um ambiente mais seguro.
No sentido das organizações demonstrarem seu comprometimento com seus sistemas de gestão de segurança e saúde foram estabelecidas as normas da série OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series).
Esta série de normas foi desenvolvida por um consorcio internacional de organizamos de normalização e de certificação, tendo como base a norma britânica BS 8800.
A norma OHSAS 18001 tem como finalidade o estabelecimento de um sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) pró-ativo, com vistas a prevenir, gerenciar e
...