Questões História Da Psicologia
Ensaios: Questões História Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/10/2014 • 1.547 Palavras (7 Páginas) • 10.034 Visualizações
1. Qual foi o papel de David kinnebrook no desenvolvimento da nova psicologia?
David Kinnenbrook, permitiu um trabalho impactante para a nova psicologia devido a diferença de tempo que registrava os fenômenos astronômicos comparado com as anotações do reverendo que o contratou para tal atividade. David foi reprimido e demitido pelo até então “erro”. Porém vinte anos após, o astrônomo Friedrich Wilhelm Bessel verificou com os “erros” de David deveriam ser atribuídos as diferenças individuais de percepção, as quais as pessoas não tem controle, sendo assim essa visão fez parte de uma dos temas que a psicologia moderna estuda a percepção.
2. Qual a importância do trabalho de Besel para a nova psicologia? Como esse trabalho estava relacionado com os de Locke, Bervekeley e outros filósofos empiristas?
Friederich Bessel, constatou que os registros de observações astronômicos apresentam diferenças, esse fenômeno passou a ser chamado de “equação pessoal” e que a astronomia deve levar em consideração a natureza humana, sabendo que a percepção individual influencia nas observações e que esse fato deve ser importante também para as outras ciências.
A teoria de Bessel relaciona-se com as afirmações de Locke e Berkeley sobre a natureza subjetiva da percepção humana, sobre a natureza de um objeto e a nossa percepção sobre esse objeto.
3. Como o desenvolvimento da fisiologia inicial serviu de base para a imagem mecanicista da natureza humana?
A fisiologia inicial surgiu como base para a imagem mecanicista da natureza humana, pois estava voltada a experimentos sobre a anatomia e com base nesse assunto o fisiologista alemão Johannes Müller afirmou que a estimulação de determinado nervo sempre provoca uma sensação, por que cada nervo possui energia específico própria (eletroquímicos).
4. Discuta os métodos desenvolvidos para o mapeamento das funções cerebrais.
Os métodos desenvolvidos para o mapeamento cerebral forma:
Internos: a Extirpação, que através da remoção de parte do cérebro de um animal fazia-se a observação da mudança do comportamento.
O método clínico, exame pós-morte das estruturas do cérebro para detectar áreas lesionadas e relacioná-las com o comportamento anormal do indivíduo durante sua vida.
Os estímulos elétricos, pelo uso de fracas correntes elétricas observar a estimulação do córtex cerebral quanto a resposta motora.
Externos: Dessecamento de cérebros de animais, feito por Franz, que detectou substâncias cerebrais, branca e acinzentada e a conexão de cada lado do cérebro ao lado oposta da médula espinhal por meio de fibras nervosas e a ligação por fibras entre as metades do cérebro.
A frenologia/cranioscopia que afirmava que o formato do crânio de uma pessoa revelava as suas características intelectuais e emocionais.
5. Descreva o método da cranioscopia de Gall e o movimento popular dele originado. Como caíram em descrédito?
O movimento de cranioscopia também conhecido como Frenologia de Gall acreditava que as habilidades mentais, como a consciência, a benevolência ou a autoestima quando bem desenvolvidas permitia apresentar na superfície do cérebro uma saliência e quando não um aprofundamento do crânio. Após examinar muitos crânios com tais características, Gall localizou 35 atributos humanos, isso popularizou o movimento, fazendo
dele um negocio altamente lucrativo e a “leitura” de cabeças tornou-se praticas para muitas atividades como:
seleção de funcionários, avaliação de níveis de inteligência e até aconselhamento de casais.
Porém Pierre Flourens, descobriu que o formato do crânio não corresponde aos tecidos cerebrais subjacentes e que o tecido cerebral é delicado demais para produzir alterações do crânio e assim Flourens e outros fisiologistas demostraram erros nas áreas designados por Gall para funções mentais especificas, sendo assim a frenologia caiu em descrédito.
6. Qual era o objetivo principal da Sociedade de Física de Berlim?
A sociedade de física de Berlim tinha como objetivo a explicação de todos os fenômenos pelos princípios da física, relacionar a fisiologia com a física. Sendo assim, o entrelaçamento na fisiologia do século XIX: o materialismo, o mecanicismo, o empirismo, o experimentalismo e a medição para explicar por princípios físicos e químicos a subjetividade.
7. Explique como o desenvolvimento da fisiologia se uniu ao empirismo britânico para formar a nova psicologia?
Porque a Alemanha preparou o caminho para a ciência experimental da psicologia, os alemães tinham ênfase na colta minuciosa e completa dos fatos observáveis, adotavam a abordagem indutiva, diferente de outros países da Europa Ocidental que favoreciam o método matemático dedutivo. A Alemanha tinha a visão da ciência da diversidade (biologia, fonética, linguística, história, arqueologia, lógica e literária). Enquanto franceses e ingleses eram críticos ao estudo da mente humana, os alemães usavam a ciência para explorá-la e medi-la.
8. Por que a psicologia experimental surgiu na Alemanha e não em outro lugar?
Além da Alemanha ter a diversidade como ciência e explorar a mente humana diferente de outras nações, ela possuía muitas universidades bem financiadas, com um corpo docente bem remunerado e com mais oportunidades para pesquisa científica diferente de outros países, além de laboratórios com tecnologia de ponta.
O cientista universitário era obrigado a produzir uma pesquisa de grande contribuição, por tanto os profissionais universitários eram de alto calibre. Sendo assim, os professores universitários alemães foram as pessoas diretamente responsáveis pelo crescimento da psicologia científica.
9. Qual a importância das pesquisas de Helmholtz a respeito do impulso neural?
A pesquisa de Helmoholtz foi importante por que ele foi o primeiro a fazer uma mensuração empírica da velocidade entre o estimulo, a percepção e resposta, ele observou o tempo entre a aplicação do estimulo no nervo próximo ao músculo e a reação muscular e fez o mesmo estimulando o nervo mais distante. As medições resultaram no tempo necessário para a rápida condução do impulso neural para a rápida condução do impulso neural, aproximadamente 27 metros por segundo.
10. Descreva a pesquisa de Weber referente ao limiar de dois pontos e ás diferenças mínimas perceptíveis. Qual a importância dessas duas ideias para a psicologia?
Ernst Weber, contribui com a determinação experimental do limiar de dois pontos, o ponto em que é possível distinguir duas origens separadas de estímulo, intervalo de tempo da distância entre dois pontos da pele, ou seja, o intervalo de tempo da distância antes da pessoa experimentar duas sensações distintas, até o ponto que percebemos dois pontos.
A diferença mínima perceptível, foi a primeira lei quantitativa da psicologia, ela é a menor diferença detectável entre dois estímulos físicos. Ex: levantamento de peso, dois estímulos envolvidos tato e o muscular, e a quantidade de peso mínimo que precisa ser colocado para perceber a diferença. Peso * 0.025%.
As pesquisas de Weber estimularam muitos pesquisadores e permitiram a atuação dos fisiologistas ao estudo do fenômeno psicológico.
11. O que ocorreu a Fechner no dia 22 de Outubro de 1850? Como ele medias as sensações?
Em 22 de Outubro de 1850 Gustav Theodor Fechner, ocorreu-lhe uma ideia sobre a mente e o corpo, ele afirmou ser possível encontrar essa ligação na relação quantitativa entre sensação mental e o estimulo material. Fechner alegava que o aumento na intensidade do estimulo não produzia incremento com a mesma proporção na intensidade da sensação. Significa que a dimensão da sensação, depende da quantidade de estímulos. Portanto é possível formular uma relação quantitativa ou numérica entre o corpo e a mente, vinculando-os de forma empírica. Fechner apresentou duas propostas para medir sensações. O limiar absoluto, ponto da sensibilidade abaixo do qual as sensações não são detectadas e acima da qual elas são percebidas e limiar diferencial, o ponto de sensibilidade em que a menor alteração em um estímulo provoca mudança na sensação.
12.Qual a relação entre intensidade do estímulo e a intensidade da sensação representada na equação S= K log R?
A intensidade do estimulo, os valores de estímulos necessários para criar diferenças entre as duas sensações. R é a magnitude do estímulo, S a magnitude do estimulo. A intensidade da sensação e o número de diferenças mínimas perceptíveis do estimulo.
13. Quais os métodos psicofísicos utilizados por Fechner? Qual o impacto da psicofísica no desenvolvimento da psicologia?
Os métodos psicofísicos usados por Fecnher forma: O método do erro médio, ou método do ajuste, é ajustar o estímulo variável, até sentir que ele é um método padrão constante, serve para medição do tempo de resposta e distinção usual e auditiva. O método do estimulo constante, envolve dois estímulos constantes e tem o objetivo de medir a diferença de estimulo para produzir uma proporção especifica de julgamento corretos.
O método dos limites, os dados são obtidos por várias tentativas e somente as diferenças mínimas perceptíveis são consideradas para calcular a média e determinar o limar diferencial.
Contribuiu para a psicologia científica, pois foi possível a comprovação da relação do subjetivo (mente e suas atividades) através do corpo.
14. Será que a psicologia experimental teria se desenvolver naquela época sem o trabalho de Fechner? E sem o trabalho de Weber? Por quê?
Não porque no início do século o filósofo alemão Immanuel Kant afirmava que era impossível medir ou realizar experiências com processo psicológicos e em virtude do trabalho de Fechner que a teoria de Kant caiu em descrédito, após Wundt concebeu a teoria da psicologia experimental, sendo assim Fechner e Wundt permitiu a psicologia se tornar ciência pois passou a ter técnicas para comprovação.
15. Qual a diferença entre a psicofísica interna e a psicofísica externa? Em qual delas Fechner teve de se concentrar? Por quê?
Psicofísica interna refere-se a relação entre a sensação e a consequente reação cerebral e nervosa. Psicofísica externa, relação entre o estímulo e a intensidade subjetiva da sensação. Como na época Fechner não conseguia medir com precisão os fatores psicofísicos internos, optou por lidar com a psicofísica externa.
...