RELATORIO PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL PROGRAMA SNIFF
Por: andreiathouguia • 27/11/2019 • Relatório de pesquisa • 2.234 Palavras (9 Páginas) • 397 Visualizações
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS TEÓFILO OTONI[pic 1]
CURSO: PSICOLOGIA
ANDRÉIA FLÔRES SARAIVA ATHOUGUIA
RELATÓRIO DA AULA NO LABORATÓRIO COM O SUJEITO EXPERIMENTAL (RATO SNIFF)
TEÓFILO OTONI
2019
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS TEÓFILO OTONI[pic 2]
CURSO: PSICOLOGIA
ANDRÉIA FLÔRES SARAIVA ATHOUGUIA
RELATÓRIO DA AULA NO LABORATÓRIO COM O SUJEITO EXPERIMENTAL (RATO SNIFF)
Trabalho apresentado à FUPAC- Faculdade Presidente Antônio Carlos Teófilo Otoni-MG, como requisito parcial para conclusão da disciplina de Psicologia Comportamental I.
DOCENTE: ROBERTO GOMES
TEÓFILO OTONI
2019
INTRODUÇÃO
Formulada por B. F. Skinner (1904-1990), a Análise do Comportamento é uma ciência que estuda o comportamento dos seres humanos ou de outros organismos através da interação destes com o ambiente.
A Base da teoria de Skinner é a compreensão do comportamento de organismos através do comportamento operante. Tal comportamento é definido como aquele que causa uma alteração no ambiente e é afetado por estas alterações. Abrange amplas atividades humanas e é diferente do comportamento respondente, aquele em que o ambiente elicia uma resposta no organismo.
A análise do comportamento permite a compreensão e explicação da aprendizagem das habilidades e conhecimentos auxiliando a descrever e controlar os comportamentos em qualquer situação e dando a possibilidade de modificá-los sem que seja preciso recorrer aos esquemas mentais ou psicológicos internos, uma vez que para a Psicologia Comportamental, o comportamento é considerado como causa dois meios externos em que o organismo se encontra.
A prática experimental no laboratório estabelece uma relação entre teoria e prática, mostrando como ocorre esse processo de aprendizagem. As observações com o sujeito experimental (rato) foi realizado no laboratório da Faculdade Presidente Antonio Carlos de Teófilo Otoni, sob orientação do professor Roberto Gomes Marques na disciplina de Psicologia Comportamental I. O experimento foi realizado através de um aplicativo no computador, onde consta um rato virtual na caixa experimental de Skinner.
AULA I – LINHA DE BASE
NÍVEL OPERANTE
Para que se possa explicar a maioria dos comportamentos diários é preciso compreender o comportamento de nível operante, como característica principal o fato do organismo operar sobre o ambiente, e com isso, produzir conseqüências que passam a afetar a probabilidade de ocorrência de respostas futuras.
OBJETIVO
A aplicação do experimento do nível operante tem como objetivo determinar a frequência dos comportamentos emitidos pelo sujeito experimental (rato) dentro da caixa de Skinner antes de qualquer manipulação de qualquer variável, assim avaliar o efeito de uma variável sobre o comportamento do sujeito, com base em dados que serão coletados após a intervenção realizada com o sujeito experimental (rato).
PROCEDIMENTO
- A atividade começou às 20h44mins com término às 21h05mins;
- O rato estava privado de alimento;
O número de comportamento de cada experimento feito com o rato foi anotado em uma folha de registro.
O COMPORTAMETNO DO RATO É CONSIDERADO COMO:
Pressionar a barra: considera-se uma ocorrência desse comportamento quando o rato tocar a barra com uma ou duas patas, produzindo uma pressão à barra.
Tocar a barra: considera-se uma ocorrência desse comportamento se o rato apenas encostar na barra com uma ou duas patas sem produzir a pressão a barra.
Farejar: considera-se uma ocorrência desse comportamento quando o rato aproximar o focinho no piso. Para contar uma nova ocorrência, o animal deve ficar sem farejar por pelo menos 2 segundos.
Levantar-se: considera-se uma ocorrência deste comportamento quando o rato erguer-se nas patas traseiras, aproximando o focinho do teto ou do topo das paredes da caixa experimental.
Limpar-se: considera-se uma ocorrência deste comportamento quando o rato esfregar as patas dianteiras na cabeça e/ou focinho e/ou corpo, duas ou três vezes.
RESULTADO
Após o experimento foram registradas as seguintes freqüências dos comportamentos do rato:
Pressionar a barra: pressionou a barra 6 vezes durante o experimento.
Tocar a barra: tocou a barra 4 vezes durante o experimento.
Farejar: farejou 105 vezes durante o experimento.
Levantar: levantou-se 84 vezes durante o experimento
Limpar-se: limpou-se 115 vezes durante o experimento
TURMA: A
Nome: Andréia Flôres Saraiva Athouguia
Sujeito experimental: Rato Sniff virtual
Registro I: Linha de base – Aula: 15/05/2019
Início da aula: 20:44 Término: 21:05
TABELA DE FREQUÊNCIA DOS COMPORTAMENTOS DO SUJEITO EXPERIMENTAL (RATO). LINHA DE BASE.
Levantar | Tocar a Barra | Limpar-se | Pressionar a Barra | Farejar |
IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIII | IIII | IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIII | IIIIII | IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIII |
...