RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS EM SAÚDE MENTAL
Por: SHELTON • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.877 Palavras (20 Páginas) • 298 Visualizações
FACULDADE ADELMAR ROSADO – FAR[pic 1]
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
DISCIPLINA: PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DOCENTE: ALDERON MARQUES CASTANHED SILVA
ESTUDANTE: HYNNAYANA COSTA BOAVISTA
RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS EM SAÚDE MENTAL
TERESINA
2015
HYNNAYANA COSTA BOAVISTA[pic 2]
RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS EM SAÚDE MENTAL
Relatório Final de Estágio entregue à Faculdade Adelmar Rosado – FAR como requisito final da conclusão da disciplina de Práticas Supervisionadas do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Docente: Alderon Marques Castanhed Silva.
TERESINA
2015
RESUMO[pic 3]
Os hospícios foram criados para deter e excluir indivíduos com transtornos mentais do cenário social. Com a criação dos hospícios, esses indivíduos eram reclusos nos porões sob vigilância de carcereiros e submetidos à camisa-de-força e maus-tratos, ou seja, foram criados apenas para manter, classificar e diagnosticar os doentes mentais, que são frutos da própria sociedade em que vivem. Nos anos 70, houve a Reforma Psiquiátrica no Brasil, prevendo a valorização do indivíduo e sua vida ampliada no social, substituindo o modelo hospitalocêntrico. Nos anos 2000, os CAPS surgem, como designação oficial das experiências substitutivas ao modelo hospitalocêntrico.
ABSTRACT[pic 4]
The Hospices were created to deter and exclude individuals with mental disorders of the social scene. With the creation of hospices, these individuals were inmates in the basements under jailers surveillance and subjected to straight-force and mistreatment, or were created just to maintain, classify and diagnose mental illness, which are the fruits of one's own society in which they live. In the 70s, there was the Psychiatric Reform in Brazil, providing for the valuation of the individual and their extended life in social, replacing the hospital-centered model. In the 2000s, the CAPS emerge as the official designation of substitutive experiments to hospital-centered model.
SUMÁRIO[pic 5]
1 APRESENTAÇÃO, INTRODUÇÃO E METODOLOGIA 5
1.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: 6
1.2 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO: 6
1.3 ESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO 7
1.3.1 Estrutura Física: 7
1.3.2 Recursos Físicos 8
1.3.3 Estrutura de Pessoal: 8
2 REFERÊNCIAL TEÓRICO 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
APÊNDICE 17
ANEXOS 31
1 APRESENTAÇÃO, INTRODUÇÃO E METODOLOGIA
O seguinte relatório mostrará a experiência e atividades realizadas pela estagiária no CAPS I, a fim de aprofundar os conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso de Especialização, integrando os conteúdos teóricos à vivência prática em saúde mental. No presente relatório, também foi realizada observações diretas e participativas.
A fundamentação teórica foi baseada em artigos científicos; Contêm um breve histórico do CAPS no país.
Foi feita a caracterização no local, a fim de planejar atividade junto à instituição e usuários. Nele contem a descrição do ambiente físico e social, os recursos humanos, os usuários e as atividades que foram desenvolvidas.
Foi feito um plano de ação, porém antes se teve que identificar as demandas institucionais. O plano proporcionou uma dinâmica de atuação junto com alguns profissionais do local de estágio para os usuários; Promovendo, assim, um enriquecimento profissional e pessoal.
O Estágio Supervisionado do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Faculdade Adelmar Rosado – FAR é uma atividade obrigatória.
A Prática Supervisionada tem uma carga horária de 30 horas, correspondendo a 10 horas de supervisão teórica e 20 horas de atividade prática.
As atividades práticas referentes ao estágio foram realizadas no CAPS I do Município de Carnaubal –Ceará, localizado na Rua Antônio Pinto de Melo, s/n. CEP.: 62.375-000, no mês de junho de 2015, período integral (manhã e tarde) nos dias de quinta-feira, no horário de 8h às 14:30h. Os ramos de atividades que são realizados lá são: Assistência social, Psicologia, etc.
Foram feitas observações sistemáticas, dois dias para a realização de grupo aberto e dinâmica.
As observações foram feitas com o objetivo de verificar o funcionamento da instituição e clima organizacional, além de criar vínculos com os funcionários e pacientes do CAPS I.
O Grupo Aberto sobre Saúde Mental, foi realizado com pacientes do CAPS I com a finalidade de orientá-los com informações sobre a instituição, como esta funciona e a importância da frequência do tratamento continuado, especialmente pelo Psiquiatra e Psicólogo.
O segundo grupo aberto aconteceu com a finalidade de informar os pacientes a fazer o uso continuado dos medicamentos receitados pelo Psiquiatra e frequência assídua no tratamento psicológico.
Houve um dia para a realização de dinâmica. Dinâmica: “das partes do corpo”. Objetivo: Estimular a atenção e interação com os colegas. Procedimento: Numa grande roda a pessoa começa a brincadeira dizendo o nome de uma parte do corpo, passando a vez. A pessoa que estiver ao lado determinado irá colocar a mão da parte do corpo que a primeira pessoa falou e dizer outra parte do corpo passando a vez. A pessoa a seu lado, já determinado de modo que a vez corra apenas em um sentido, colocará a mão na parte corporal dita pela segunda pessoa e dirá outra parte e assim sucessivamente.
...