RESENHA O GENE EGOÍSTA: CONFLITO DE GERAÇÕES
Por: docinhoo • 10/6/2018 • Resenha • 433 Palavras (2 Páginas) • 644 Visualizações
RESENHA DO LIVRO -O GENE EGOISTA
CAPÍTULO 8
CÁPITULO 8-CONFLITO DE GERAÇÕES
O autor começa o capítulo citando o conceito definido por Trivers , Investimento Parental (IP) onde “todo e qualquer investimento dos progenitores num descendente individual que venha a aumentar suas probabilidades de sobreviver (e, consequentemente , de ter sucesso reprodutivo), em detrimento da capacidade parental de investir em outro descendente.”
Porém Dawkins vê erros neste conceito, pois não há nenhuma razão genética para que uma mãe tenha filhos prediletos .O grau de parentesco dela com todos os filhos é o mesmo:50%.
Ele afirma que em alguns casos a mãe pode alimentar mais um filho que seja mais velho, e deixar o outro com menos alimento , pois o mais velho tem mais chance de sobreviver. E também há casos onde a própria mãe se alimenta do filho mais fraco, ou debilitado para ter mais leite para alimentar os com mais chances de sobreviver. Para ele tudo está ligado ao gene egoísta. E não ao fato da mãe ter preferência por um filho e não pelo outro.
Dawkins também fala sobre menopausa, quando abruptamente a fertilidade da mãe acaba na meia idade. Segundo ele isso acontece por que como os avós são os responsáveis pela segurança dos netos, se houvessem filhos haveria competição, a mãe(avó) não poderia se dedicar totalmente aos netos.
Afirma também que existem algumas espécies de aves que quando filhotes apresentam atitudes egoístas e até cruéis para sobreviver. Eles gritam no ninho, pois assim para afugentar os predadores, os pais irão alimentá-los mais do que os que gritaram menos. Por exemplo alguns cucos apresentam essa característica do grito espalhafatoso e isso é vantajoso para eles, pois sendo somente um ovo por ninho, assim que gritam os cucos são alimentados por seus pais. Geneticamente os genes para os gritos espalhafatosos se disseminaram no pool gênico dessas aves mantendo essa característica nessa espécie.
Para Alexander os pais sempre vencem o conflito de gerações pois, enquanto descendentes , eles tinham a característica de autobenefício e quando grandes, isso aumentou de forma gradativa, então agora progenitores vencem os filhos, porém para Dawkins os filhos tem mais probabilidade de vencer o conflito de gerações , pois uma vez que os seus progenitores(pais) foram filhos que tinham atitudes para beneficiar-se de seus pais, o gene aumentou com o tempo, e consequentemente seus descendentes o herdaram, agora fazendo o mesmo ,com seus pais ,ganhando assim o conflito. Mas ambos estão errados, pois essa vitória depende de variáveis situações. Por vezes os filhos vencem, por vezes os pais vencem. Tudo depende de adaptação, haverá sempre um acordo entre ambos.
...