RESENHA PENSAR A FORMAÇÃO E A PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Por: LETÍCIA CRISTINA LIMA • 11/11/2022 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
LETICIA CRISTINA LIMA
RESENHA DESCRITIVA DO TEXTO “ PENSAR A FORMAÇÃO E A PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU”
Resenha apresentada à Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, como requisito para a avaliação na disciplina Seminário Integrativo I.
Professora: Marisa Cosenza Rodrigues.
Juiz de Fora
2022
Freitas, M. F. Q. de; Souza, J. Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, p. 9-18, set./out. 2018
Resenhado por: Letícia Cristina Lima
A primeira parte do texto aborda brevemente o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil e suas metas. Primeiramente, as autoras destacam o papel fundamental da CAPES no desenvolvimento da pós-graduação no Brasil, por meio de uma avaliação sistemática e investimentos que incentivaram uma produção maior de periódicos científicos, os quais iniciaram um processo de visibilidade para fora do país. Ademais, é citado as duas metas centrais do Sistema Nacional de Pós-Graduação(SNPG) em 2005, que tinha como proposta dobrar o número de doutores até 2010.
Na segunda parte do texto é feita uma reflexão a respeito da formação na pós-graduação, com enfoque nos setores de atuação - externo à universidade ou interno - dos intitulados doutores e mestres, e nos fatores presentes durante o mestrado e doutorado que os levariam a escolher esses setores. As autoras argumentam que devido aos investimentos de alta qualidade feitos para esse tipo de formação, espera-se que a sociedade receba algum tipo de retorno, por meio de melhores professores e pesquisadores que contribuam para o aprimoramento do conhecimento científico.
Em relação a profissões fora das Universidades, seria ideal que esses doutores e pesquisadores continuassem contribuindo para o aprimoramento do conhecimento científico por meio de pesquisas, mantendo forte a relação entre universidade e sociedade. Para isso, o texto cita fatores presentes na formação pós-graduanda que podem favorecer essa continuidade. Dentre esses fatores, estão o pós-graduando ter participado de projetos contínuos de pesquisa com regularidade e constância, e ter participado de um coletivo orgânico (grupos de pesquisa). Argumenta-se que essas condições podem favorecer uma cultura de pesquisa e ciência.
Na Terceira parte do texto, é abordado a complexidade de situações, fatores e circunstâncias envolvidas na formação de mestres e doutores nos cursos de pós-graduação, e são trazidos ao texto questionamentos a respeito dos condicionantes (des)favoráveis a esse processo de formação. Dentre os condicionantes vale citar o peso e o lugar que o doutorado tem na construção de pesquisadores experientes, afinal, uma análise desse tipo permitiria saber quais aspectos seriam necessários para uma formação continuada e ampliada como pesquisador. Outro condicionante seria a profundidade das pesquisas, no sentido de que os prazos exigidos para que se tenha uma agilidade e eficiência de produção competem com a busca por aprofundamento.
...