RESUMO PSICOLOGIA E MÍDIA
Por: anacl19 • 9/5/2017 • Trabalho acadêmico • 687 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
¹A mídia (“meios de comunicação”), como televisão e revista, é uma grande influência para os jovens principalmente em relação ao corpo. “Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (PNAD) a televisão está presente em 91,4% das residências no território nacional brasileiro, com destaque para a Região Sudeste, que registrou as maiores proporções 94,4%”.
A maioria dos jovens tem a “consciência” de que a mídia os influência, pelas modelos super magras, propagandas de remédios para emagrecer, nos comerciais com pessoas de boa aparência física, tudo isso para levar ao jovem querer ter o corpo ideal. Dessa maioria; 65% dos jovens dizem que a mídia exerce uma má influência sobre os mesmos levando-os a humilharem e a serem humilhados por achar que existe um padrão de beleza, que o corpo deve ser “igual” aos da mídia, e até mesmo os levando a terem transtornos alimentares como bulimia e anorexia onde na maioria das vezes são vistos em meninas que buscam ter o “corpo ideal” (corpo magro) como os das modelos; 18% desses jovens consideram que á mídia tem seu lado bom e ruim, porque não só os influenciam em coisas ruins, mais também transmite muita cultura, informações importantes que ajuda o jovem na escola e até mesmo com a saúde; outros 13% admitem a influência da mídia mais não sabem dizer se é bom ou ruim, somando um total de 96% de jovens que acreditam na influência da mídia em suas vidas.
“Para Fischer a influência da mídia vai além de uma simples fonte básica de lazer, tratando-se de um lugar extremamente poderoso no que tange a produção e circulação de uma serie de valores, concepções, representações relacionadas a um aprendizado cotidiano sobre quem nós somos e o que devemos fazer com o nosso corpo, entre outros”.
²As revistas femininas produzem grande influência sobre as mulheres seja na saúde ou o físico do corpo. As revistas foram mudando de acordo com o tipo de corpo almejado da época; com o passar do tempo foram se elaborando publicações que chamassem cada vez mais a atenção da mulher em relação a beleza, saúde e corpo. “Conforme o artigo cita: O corpo “naturalmente” belo dos anos 1960, passa a ser um corpo de músculos hipertrofiados nos anos 1980 e chega-se aos anos 2000 com um corpo almejado que mescle boa forma física com atividades que gerem bem-estar”.
As revistas femininas buscam passar uma mensagem de um corpo forte, belo e esbelto que “conseqüentemente as levam ao sucesso”; para isso utilizam manchetes, como por exemplo: conviver com a competição, com a violência e o estresse. As mídias buscam usar recursos que façam que as leitoras considerem “verdadeiras” as publicações, utilizando testemunhos de celebridades, depoimentos de “especialistas” textos de outras leitoras que conseguiram alcançar seus objetivos, entre outros.
³Com base nesses dados pode-se concluir que a mídia para o mal; exerce uma forte influência principalmente nos jovens e nas mulheres, onde geralmente utilizam os temas que envolvem esse publico; por exemplo como aquilo que praticamente todos buscam o “corpo ideal”. A mídia de certa maneira impõe para a sociedade esse conceito de beleza, dando-se a entender que há um “padrão de beleza”, de corpo ideal; faz com que esse público tenha a vontade de seguir esse padrão, buscando ter beleza e ter o corpo ideal. A mídia seja ela impressa ou não está sempre buscando influenciar as pessoas a seguirem aquilo que “elas” dizem ser o “verdadeiro”, principalmente quando querem que comprem seus produtos. A mídia quando usada de maneira errada pode causar muitos danos como transtornos alimentares, por exemplo, a bulimia e a anorexia, ou até mesmo causando preconceito e descriminação com outras pessoas que não seguem esse “padrão” que a sociedade nos impõe, as pessoas humilhando e sendo humilhadas, essas são algumas conseqüências que os meios de comunicação causam entre as pessoas quando são utilizados como técnicas de marketing e não para o bem-estar das pessoas.
...