Reflexões sobre o desenvolvimento humano
Por: Ana Moura • 16/9/2019 • Dissertação • 494 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
FACISA – FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE UNAÍ[pic 1]
Graduação em Psicologia
Disciplina Psicologia do Desenvolvimento I: Infância
Professor Me. Willian Araujo Moura
Discente: Ana Carolina de Moura Santos
Questionário Reflexivo I
O ser humano está sempre em constante mudança, mas algumas fases da vida são de acordo com a idade e na busca para entender cada uma, entra-se a psicologia do desenvolvimento humano. Acredito que na minha vida, até hoje com 22 anos, a adolescência tenha sido a fase que mais marcou. Talvez seja pelas emoções que estão sempre à flor da pele; sempre que passava por algum conflito eu imaginava o mundo desmoronando na minha cabeça. Ou também pela insegurança. Ou falta de apoio emocional.
Lembrar da minha infância me traz sentimentos bons, pois a situação era contrária. Em casa minha mãe e meu pai eram muito orgulhosos de mim por sempre tirar notas boas e gostar de ler muito. Na escola as professoras gostavam de mim e eu fazia amigos bem fácil. Mas claro que passei por alguns momentos não tão legais assim que também possam ter ajudado a moldar a pessoa que sou hoje. Em resumo: imagino que me venha sempre as memórias boa pois uma criança ainda não sofra muita pressão, como de pais, sociedade ou colegas.
Sempre gostei muito de observar e escutar as pessoas e cresci sendo uma pessoa muito empática, então sempre me vi fazendo um curso de Psicologia. Desde que fui fazer uma sessão de terapia pela primeira vez, eu comecei a estudar o comportamento dessas pessoas também, começando aqui em casa. Minha irmã é bem mais nova que eu, 8 anos de diferença, então eu comecei a ver meus pais falaram as mesmas coisas pra ela, que me não me fizeram bem quando aconteceu comigo. E então, às vezes, eu fico chateada pois gostaria que todos o pais ou responsáveis deveriam sempre se atualizar sobre novos meios de educação infantil, pois cada criança é única.
Entender o desenvolvimento humano e infantil também é importante para a formação de um psicólogo, pois ele pode orientar pacientes e se orientar ao atender esses pacientes. E já que essa é minha escolha de profissão, tenho que me orientar e vivenciar para que a minha formação seja completa, buscado sempre me interessar pelas fases do ser humano, e com essa matéria, estudo a infância e o desenvolvimento humano. Uma matéria importante pois caso queira seguir na clínica, é importante que eu oriente meus pacientes, sejam eles os adultos ou as crianças. Meus professores e orientadores esperam que eu me torne um profissional capaz de lidar com os aspectos humanos e consequências advindas de qualquer idade, mas, principalmente na infância onde situações podem marcar para vida inteira. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. E, existem, várias teorias dentro da psicologia que podem ser aprendidas e seguidas ao longo do caminho da compreensão do desenvolvimento humano.
...