Registro De Pedagogo
Artigos Científicos: Registro De Pedagogo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mareah • 13/10/2013 • 258 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
Durante as últimas décadas, nas mobilizações e debates da categoria sobre si mesma e com os governos, os professores aprenderam a centralidade da organização do trabalho e a precariedade dos direitos de suas condições. Aprenderam os saberes sobre o Estado, suas políticas e os interesses que o controlam. Essas foram e continuam sendo experiências pedagógicas na produção do saber sobre si mesmo. Sabem, sobretudo, o que o movimento operário em sua história coletiva aprendeu e que todo trabalhador em sua vivência pessoal tem de saber: a centralidade do trabalho como determinante da existência humana e não apenas da condição docente; a centralidade nas relações sociais em que se dá e que configuram nossas sociedades.
À medida que, como profissionais e trabalhadores na educação, aprendemos a pluralidade de saberes do trabalho, estaremos mais sensíveis a reconhecer que os conhecimentos produzidos nas vivências e lutas de situação de trabalho têm de ser incorporados aos currículos de formação docente e pedagógica e de educação básica como direito.
Encontramos propostas pedagógicas que articulam os estudos da produção do espaço, tendo como eixo central o trabalho: como coletivos de trabalhadores vêm intervindo nos espaços. Por exemplo, como o trabalho na agricultura familiar produz, intervém de maneira diferente na terra, na geografia, do que o trabalho no agronegócio, no latifúndio, na monocultura. Ou como o trabalho precário, injusto condiciona milhões à geografia da fome, à geografia das favelas.
O trabalho pode ser estruturante da relação homem-natureza, da produção cultural, das ciências, das artes e das letras e princípio educativo; matriz humanizadora, fonte dos conhecimentos e das culturas.
...