Relatório Parcial de Práticas Sociais e Subjetividade
Por: vane272603 • 22/10/2017 • Relatório de pesquisa • 384 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
Práticas sociais e subjetividade
Relatório Parcial
Tema: Exclusão social
Desde a primeira aula já tivemos a impressão de que essa matéria e que as obervações seriam muito mais difícies, pois teríamos que julgar as pessoas e as situações, uma vez que aprendemos anteriormente a descontruir nossos julgamentos, ficou muito confuso pra gente, pois quando julgamos já adquirimo o hábito de descontruir e tentar ver um outro lado da hitória.
Quando começamos as obervações confirmamos nossas dificuldades, para complicar mais ainda, nosso tema é muito difícil, porque escolhemos observar moradores de rua, temos que observar muito discretamente para não sermos percebidos e é muito difícil julgar como vagabundos, drogados que não querem trabalhar, porque sabemos que muitos vão para as ruas por falta de emprego e de opoio da família e da própria sociedade, sabemos que eles tem somente incentivo para as más condutas.
Observamos que a maioria dos moradores de rua tem cachorros, ficamos curiosos e pensamos eles não tem condições nem de se sustentarem sozinhos e ainda adotam os cães, mas o que percebemos é que todos os cães que tivemos a oportunidade de observar eram bem cuidados uns com pelos tão brilhantes, gordinhos, mais bem cuidados do que cães que a gente observa nos quintais por ai. Mas o que observamos é que os pedintes que tem cães tem mais sucesso, porque as pessoas as vezes param para olhar os animais e ficam com dó dos animais e acabam dando dinheiro.
Observamos também os ambulantes que trabalham ilegalmente nas ruas e semáfaros das cidades, como podemos julgar, se sabemos que estão ali trabalhando ilegalmente, porque não tiveram oportunidades de ter um emprego formal e tem família para sustentar, muitas vezes correndo das fiscalizações, as vezes até perdem suas mercadorias que são seus unicos investimentos, esses foram ainda mais dificil de julgar.
Aqui em Campinas e em São Paulo onde eu mais uma integrante do nosso grupo tivemos oportunidades de fazer nossas observações, encontramos com muita facilidades as pessoas em situação de rua e ambulantes mas, uma integrante do nosso grupo que mora em Indaiatuba ela teve muita dificuldade para encontrar moradores de rua e ambulantes.
Essas primeiras dez horas tivemos muitas dificuldades, para fazer os julgamentos, esperamos ter mais facilidades nas próximas dez horas, pois a cada observação é um aprendizado.
...