Relatório final de Análise Experimental do Comportamento
Por: Marcelo Viana de Souza • 30/5/2019 • Artigo • 4.489 Palavras (18 Páginas) • 294 Visualizações
INTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS – IAESB[pic 1]
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB
CURSO DE PSICOLOGIA
ALMIR GUILHERME FIGUEIREDO FELIX FERRAZ
RAISSA CAROLINA DE CARVALHO
Relatório final de Análise Experimental do Comportamento – AEC
Barreiras – BA
2017
Almir Guilherme Figueiredo Felix Ferraz
Raissa Carolina de Carvalho
Relatório final de Análise Experimental do Comportamento – AEC
Relatório apresentado a Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, sob a orientação do Prof. Ms. Igor Eduardo Coutinho Madeira como requisito parcial para aprovação na disciplina de Análise Experimental do Comportamento.
Barreiras – ba
2017
[pic 2]
RESUMO[pic 3]
Há diversas maneiras de um individuo aprender, pode haver a aprendizagem por habituação ou modelagem do comportamento (Condicionamento classico ou Condicionamento operante), O condicionamento operante tem sua principal base nos trabalhos realizados por Skinner, onde o sujeito aprende devido a consequencias reforçadoras que aumentam a probabilidade do comportamento reforçado voltar a ser emitido nas mesmas condições ambientais. Esse relatório tem o objetivo de expor propostas da análise experimental do comportamento com bases cientificas, o estudo aqui presente é do gênero experimental com o propósito de modelar sujeito experimental observando e controlando o objeto de estudo por meio do ambiente inserido, o experimento ocorreu na Faculdade São Francisco de Barreiras FASB, em um laboratório de Análise Experimental do Comportamento – LAPEX. O Sujeito experimental usado foi um rato branco, macho e de raça Wistar, que vem de uma linhagem albina, O sujeito experimental foi privado de água (estimulo reforçador) 48 horas antes das práticas realizadas para um resultado mais eficaz dos experimentos, Os instrumentos utilizados durante as práticas foram: Ficha de registro, lápis, cronometro, caixa de Skinner, guardanapos e água, com isso os pontos positivos observados são os de ter pela primeira vez a experiência de relacionar os conteúdos teóricos ministrados em sala de aula com a sua realização pratica.
Lista de Figuras
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Figura 7
Figura 8
Figura 9
Figura 10
Figura 11
[pic 4]
Sumário
1 APRESENTAÇÃO 5
2 INTRODUÇÃO 5
3 MÉTODO 7
3.1 Tipo de estudo 7
3.2 Sujeito Experimental 7
3.3 Local da pesquisa 7
3.4 Instrumentos 7
3.5 Condições Experimentais 8
4 PROCEDIMENTOS 8
4.1 Prática 01 (Nível Operante) 8
4.2 Prática 02 (Treino Ao Bebedouro, Modelagem e Reforçamento Contínuo) 9
4.3 Prática 03 (Reforçamento Contínuo II) 9
4.4 Prática 04 (Extinção e Recondicionamento) 9
4.5 Prática 05 (Esquema de Reforçamento - Razão Fixa – FR) 10
4.6 Prática 06 (Esquema de Reforçamento - Razão Fixa II – FR) 10
4.7 Prática 07 (Discriminação Operante) 11
4.8 Prática 08 (Discriminação Operante II) 11
5 CONSIDERAÇÕES ÉTICAS 11
6 RESULTADOS E DISCUSSÃO 12
6.1 Pratica 1 12
6.3 Pratica 3 14
6.4 Pratica 4 15
6.6 Pratica 6 17
6.7 Pratica 7 18
6.8 Pratica 7 (extra) 19
6.9 Pratica 8 20
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
1 APRESENTAÇÃO
Não se pode falar em comportamento humano sem conceituar a abordagem psicológica da ciência do comportamento, chamada de Análise do Comportamento, bem como estabelecer relações e entender o indivíduo buscando sempre se aproximar ao máximo da objetividade e da cientificidade e se distanciar de explicações mentalistas.
Esse relatório tem o objetivo de expor propostas da análise experimental do comportamento com bases cientificas e descrever através de gráficos as práticas realizadas durante o semestre.
O estudo pratico do laboratório de análise do comportamento é importante para introduzir a pratica das técnicas teóricas do condicionamento operante, este conhecimento é de suma importância para os futuros analistas do comportamento pois é a base para qualquer intervenção ambiental que o mesmo possa a vir realizar.
2 INTRODUÇÃO
Aproximadamente no final do século XIX a Psicologia começa a se consolidar como ciência através de Gustav Fechner e Wilhelm Wundt, foi Wundt o pioneiro do primeiro laboratório de Psicologia experimental. Já a ciência da análise do comportamento deu início através de trabalhos de Skinner na década de 1930 a partir de métodos básicos de aprendizagem (Moreira, 2007).
...