Resenha Dibs Em Busca De Si Mesmo
Por: Maryana Morais • 30/5/2023 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
AXLINE, Virgínia M. Dibs em busca de si mesmo; traduzido por Célia Soares Linhares – 19. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1995.290p
Dra.Virginia Axline nasceu em Fort Wayne, no ano de 1911, foi uma psicóloga clínica e uma das precursoras nos estudos sobre psicoterapia infantil, reconhecida principalmente pelo desenvolvimento do seu trabalho com a Ludoterapia, ganhando ainda mais visibilidade pois a abordagem fugia dos padrões da época. Foi professora na Universidade de Estadual de Ohio, realizou conferências para divulgação de resultados de suas práticas, teve livros publicados na área como Play Therapy (1947) e Dibs: em Busca de si mesmo (1964), sendo uma obra revolucionária.
Dibs: em busca de si mesmo, é um livro de Axline, que retrata as sessões de Ludoterapia de uma criança de cinco anos de idade, com padrão econômico social elevado, que apresenta comportamento introspectivo. A obra é narrada por diálogos, dividida em vinte e quatro capítulos, que retratam desde do primeiro contato com Dibs, escola e família, seus progressos terapêuticos e o encerramento da terapia.
No primeiro capítulo, apresenta-se Dibs, através do seu comportamento na sala de aula e sua relação com os demais colegas e funcionários. o comportamento retraído do menino, com pouca interação com poucas ou nenhuma, comunicação verbal, preferindo brincar de maneira isolada apesar de sempre repetir o comportamento de não querer ir para casa, e sempre balançar-se para frente e para trás, por exemplo, esses comportamentos gerou preocupação e inquietação na equipe da instituição escolar. Ao final desse capítulo, Axline relata que foi convidada como psicóloga clínica, para uma última tentativa com Dibs. Houve uma reunião, onde a equipe escolar, composta por professores, psicóloga e pediatra, relataram suas experiências e observações a respeito do menino.
No segundo e terceiro capítulo, Axline faz uma reflexão sobre as opiniões e conclusões acerca de Dibs,e um desejo de encontra-lo e relata a visita que fez a escola e a sua família, seu primeiro contato com menino suas tentativas de contato com ele, descreve suas reações diante dos objetos. relata-se o primeiro contato com família onde a Doutora, vai até a casa do garoto, onde a mãe apresenta um comportamento rígido, bem como sua opinião sobre o filho.
A partir do quarto capítulo até o sexto houve a observação do comportamento de Dibs na sala de ludoterapia, após a liberação de seus pais,onde percebe-se sua resistência a comunicação, mas grandes habilidades de observação e compreensão de muitos aspectos, como leitura, contar e resolver problemas, apesar das dificuldades em retirar os agasalhos de maneira independente e referir-se asi na terceira pessoa. Dibs sempre a portas e fechaduras trancadas, como uma espécie de simbologia sobre algo compreendido nos próximos capítulos.
A partir do sétimo capítulo até o décimo primero, percebe-se o desenvolvimento de Dibs no processo terapêutico suas manifestações através da Ludoterapia, principalmente suas afetações quanto a sua relação com seu pai, mas através do brincar com os soldados principalmente onde demonstrava suas insatisfações, metáforas de enterra-los. Além disso, esses capítulos retratam o avanço de Dibs, quanto ao conato com a caixa de areia, a retirada de seus agasalhos. Outro ponto importante foi a
...