A RESENHA - A BUSCA PELO DIREITO
Por: marianarufino • 6/6/2022 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
Introdução
“O direito não é uma ideia lógica, porém ideia de força; é a razão porque a justiça, que sustenta em uma das mãos a balança em que pesa o direito, empunha na outra a espada que serve para fazê-lo valer. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é o direito impotente; completam-se mutuamente: e, na realidade, o direito só reina quando a força despendida pela justiça para empunhar a espada corresponde à habilidade que emprega em manejar a balança”.
Como diz o autor sem a balança a violência é tamanha, sem a espada o direito será impotente, é necessário os dois para haver equilíbrio.
Toda pessoa que teve o seu direito lesado, tem duas opções a seguir, se calar e se manter na inércia e não lutando pelo seu direito ou buscar o seu direito.
Para o autor abrir mão do seu direito, se abster de buscar a luta pelo direito, é dar espaço para injustiças na sociedade.
A luta pelo direito é um dever do interessado para consigo próprio.
No livro o autor traz a luta pela existência moral através do direito mostrando que os seus direitos estão baseados nos valores morais.
Defender os seus direitos é a forma se conservar a sua moral perante a sociedade.
O direito e a moral estão interligados, pois é através da moral que irá ditar o que é permissivo ou proibido perante os indivíduos de uma sociedade.
A defesa do direito é um dever para com a sociedade.
No último capítulo, o autor fala sobre a relação do direito objetivo e subjetivo.
Os indivíduos buscam o seu direito e querem que o seu direito seja respeitado, que seus valores morais não sejam violados, e que a justiça seja realizada dentro do direito, que o estado deve realizar essa tal justiça. Mas para o autor todos tem a missão de combater injustiças e ilegalidade e não somente o estado.
O autor faz uma crítica, quando ocorre uma lesão ao direito do lesado, se vê somente o materialismo, a propriedade e não a lesão ao direito do indivíduo como pessoa.
...