Resenha Metacognição
Por: clarisssa • 26/9/2018 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
A metacognição possibilita o processamento e ordenamento de nossos pensamentos de forma racional e equilibrada. É nossa capacidade de monitorar e auto-regular os processos cognitivos, evitando uma ¨bagunça¨ generalizada em nossos pensamentos/processos cognitivos.
Os estudos sobre a metacognição são muito recentes, iniciaram-se nas décadas de 1960/1970, de maneira superficial, estudando apenas os conhecimentos que os indivíduos tinham sobre suas memórias e atenção, gerando a definição inicial que metacognição é o processo realizado pelo indivíduo conectando suas operações cognitivas com o gerenciamento de como estas operações serão realizadas.
Nas décadas seguintes, foram incorporados novos conceitos nos estudos, tornando estes novos modelamentos mais complexos e mais amplos,estes estudos concluíram que quando temos processos cognitivos mais complexos, o controle deste processos é mais consciente, alterando a definição da metacognição para nossa capacidade de refletir conscientemente sobre nosso próprio processo cognitivo, avançando mais profundamente no estudo e incorporando novos conceitos, tais como: cognitivo-estruturante, cognitivo-comportamentais e outros , a definição de metacognição vai alterando-se e tornando-se mais ampla.
O conhecimento metacognitivo é o conjunto das habilidades que o individuo adquiriu ao longo do tempo de como lidar com as informações permitindo organizar-se para cumprir as mais variadas tarefas.
Devido ao processo metacognitivo ser também um processo cognitivo é complexo delimitar a fronteira de cada processo.
Os modelos de estudos da metacognição desenvolvidos pelos pesquisadores nas ultimas décadas podem se integrar, A metacognição pode ser definida como fase de processamento das informações em alto nível, desenvolvido pela experiência, pelo acumulo do conhecimento especifico, tornando-se a metacognição de relevante importância para a proposta de instrução educacional que valoriza o uso de estratégias metacognitivas na aprendizagem.
Durante os anos de aprendizagem desde a fase da adolescência até a fase adulta é possível aprender a racionalizar o tempo, identificando os tópicos relevantes, os indivíduos que melhor conseguem utilizar as estratégias metacognitivas, serão aprendizes mais eficientes.
A metacognição processa os diferentes níveis de aprendizagem, podendo-se afirmar que é uma conquista evolutiva do homem e que os processos mentais tendem à complexidade e automatização, permitindo atingirmos novos níveis desenvolvimento metal.
Nos estudos recentes sobre a metacognição e aprendizagem, constatou-se que na leitura e na matemática, quando maior o hábito da leitura ou desenvolvimento das soluções matemáticas maior será sua compreensão e mais eficientes serão nossas estratégias cognitivas, utilizando-se estratégias de maior potencial cognitivo quando o texto/problema for de difícil compreensão, ou seja quando mais interações cognitivas tivermos mais fácil será a compreensão do texto/problema..
...