Resenha o Jovem Dr Freud
Por: Cristiano Américo • 24/5/2021 • Resenha • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 759 Visualizações
Trabalho de introdução as bases psicológicas
Cristiano Américo
Resenha Documentário O JOVEM DOUTOR FREUD
Documentário “O Jovem Doutor Freud” apresenta a história de vida de Sigmund Freud, também sobre suas descobertas e o legado que ele deixou. As primeiras partes desse documentário. Ele tem desejos por conhecimento, dedicado e ambicioso pela ciência. Começou estudando a anatomia do cérebro, seu professor foi o cientista Ernst Wilhelm Von Brucke, desejando fama então se torna um grande pesquisador, motivado pela vontade de se casar com sua amada Marta, na qual trocavam cartas de amor, Freud, queria um golpe de sorte para montar uma casa então passa entender que na medicina teria oportunidades de se sustentar e realizar seus sonhos. Freud deu início aos estudos e passa a estagiar com o Dr Jean M. Charcot, (Método o poder das forças mentais) que apresenta a hipnose, método que, permitia tratar diversos transtornos e perturbações psicológicas (histeria). Entende - se que esta parte torna se de muita importância para a psicanálise, mas quando entende o processo Freud, questiona a possibilidade de ter um pensamento fora da consciência, sendo assim percebe que essa ideia do inconsciente é superficial, então Freud, retorna para Viena e após aplicar hipnose em suas pacientes com histeria ele percebe que não tem resultado como ele esperava e abandona essa pratica pois tem pessoas que não tiveram efeitos hipnóticos e ou os sintomas acabavam voltando com o passar de um tempo. Freud então começa uma nova metodologia de (associação livre) pedindo para o paciente falar absolutamente tudo o que acontecia em seus pensamentos com total liberdade na fala sobre tudo que se passava, ou seja uma fala livremente, aberta a qualquer sentimento mesmo que pudesse causar frustrações mas que falasse de forma verdadeira e direta ou até mesmo indireta sem importar regras ou imoralidades, uma questão que seria levada muito a sério no tratamento. Começa assim a cura através da fala (Talkingcure).
Freud tem a percepção que nas falas dos pacientes tem muitas brechas e pouco conteúdo principalmente os mais pessoais e a falta e ausente comunicação do paciente não funciona pois fica carente o material para que ele, possa analisar e elaborar a (teoria do recalque). Freud, novamente buscando se aprofundar no passado de seus pacientes cria o método psicanalítico (Per via de levare) de modo a retirar tudo que está acobertado e as verdadeiras condições em que o método tem como objetivo revelar modos de funcionamento mental de diversas ordens e nem sempre organizados, mas muitas das vezes fragmentados. O documentário mostra o emocional de Freud, e seu amor por sua esposa o reconhecimento afetivo pelo seu pai e o sentimento de perda com a morte dele que lhe trouxe grande tristeza junto as suas insatisfações, remetendo-o as lembranças de sua infância e partindo dessas lembranças, desenvolve uma tese dos conceitos do homem e sistematizando de forma que os sofrimentos pudessem ser amenizados. Freud, acreditava que parte da vida psíquica fica guardada pelo inconsciente e com impulsos reprimidos, assim criando uma linguagem deles. Através da prática clínica e dos estudos percebe que a sexualidade (conteúdo traumático sexual) tem presença nas pacientes com histeria (histéricas) então passa a se interessar no estudo da sexualidade humana, escrevendo artigos Freud então publica ensaios sobre sexualidade em 1905 passando a explicar a natureza sexual humana também sobre o funcionamento e configurações (paixão uma neurose). Freud diz que psique é baseada na busca pelo prazer e satisfações imediatas (prazer a todo tempo) maior satisfação com os desejos e entende que o aparelho psíquico afasta o desprazer mesmo que custe negar a busca do prazer como principal desejo. Pra Freud a natureza do prazer sexual faz com que o ser humano seja desejante, mas naquela época isso se tornou polêmico dentro das questões moral, pois o tema sexual era proibido.
Freud acreditava que a principal causa de histeria eram os problemas sexuais na infância, então ele passou a tentar explicar através da sexualidade todos os sintomas de histeria nas questões vistas de forma redutiva, Freud, era insistente e tentava provar para ele mesmo suas teorias acreditando plenamente em suas descobertas. Freud e sua esposa não cultivavam hábitos sexuais ativos, e ele se colocava à disposição de seus estudos e Sua esposa com as atividades domésticas, Martha não apoiou Freud, na psicanálise e esse foi um dos motivos de começarem a se afastar um do outro. Mesmo assim mantinham um bom vínculo familiar principalmente com seus filhos.
Freud, costumava viajar sempre para os Alpes com seus filhos e em uma de suas viagens conheceu uma moça de nome Katarina, que o procurou após ter identificado o nome de Freud, na lista de hospedes, então eles conversaram. Freud resolve tentar ajudar Katarina, e passa a escrever
...