Resumo do documentário: O Jovem Doutor Freud
Por: eeeeerer • 22/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 468 Palavras (2 Páginas) • 820 Visualizações
Resumo do documentário: O Jovem Doutor Freud
“Os poetas e filósofos que me antecederam descobriram o inconsciente. Eu descobri um método cientifico de estuda-lo”.
-Sigmund Freud.
Sigmund Sacholo Freud, mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise. Freud nasceu em uma família judaica, em Freiburg in Marem, na época pertencente ao Império Austríaco, e passou a infância em Viena.
Em 1877 Freud era um jovem interessado no estudo da ciência e sonhava com a fama, começou estudando a anatomia do cérebro na universidade de Viena na mesma ele publicou ensaios bem redigidos e ilustrados. Conheceu nessa época o Dr. Burke que ele afirmava sem dúvida nenhuma ser a maior autoridade que ele já conhecera. Burke tinha o desejo de enquadrar o homem nas leis da ciência, porem Freud tinha o desejo de estudar o homem e a mente além da biologia e .
Aos 26 anos o trabalho de Freud no laboratório de Burke chegou ao fim. Martha foi uma jovem de 21 anos por quem Freud se apaixonou e regularmente começou a mandar cartas e a chamar de princesa. Dois meses depois eles ficaram noivos, mas Freud era um rapaz pobre e não tinha dinheiro para se casar com ela, então quatro meses depois ele abandonou a ciência e acatou a medicina, pois não achava trabalho como cientista e estava desesperado para se casar. Decidiu ser médico e passou três longos anos no Hospital Geral de Viena, estudou várias especialidades mas não sabia ao certo qual iria escolher. Sigmund Freud usou, receitou e defendeu arduamente a cocaína antes de seu banimento das prateleiras das farmácias para o mercado clandestino. Nunca foi algo que o pai da psicanálise tenha exatamente escondido, pelo contrário. O testemunho de Freud do potencial nocivo do “mittel” (medicamento, em alemão), no fim das contas, contribuiu para a proibição do uso da substância que, até o começo do século XX, era sintetizada por laboratórios como Merck e Parke-Davis e comercializada como tratamento para o vício da morfina, esse sim já reconhecido pela ciência. Inimigos o acusam inclusive de assassinato, por ter receitado a droga,
o que de fato levou à morte de pelo menos um paciente, quando trabalhou com Dr. Charcot enquanto nessa época tratava a histeria uma doença considerada sem cura e que levou a comunidade médica local a desconfiar deles. Com a hipnose ele conseguiu amenizar temporariamente a histeria e impressionou-se vendo Charcot realizar façanhas com o poder da mente. Casou-se com Martha e começou a aprofundar-se na hipnose. Martha rapidamente tornou-se mãe e uma mulher devotada ao lar, além de uma ótima mulher.
Quando começou a trabalhar como neurologista, a histeria ainda o interessava e desiludido com a eletroterapia começou a aprofundar-se novamente na hipnose.
...