Resumo Capítulo O Que é Psicologia?
Por: sergiolittig27 • 1/10/2019 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
O que é Psicologia?
É a ciência que estuda a mente e o comportamento. Teve Influências de outras áreas de conhecimento como Filosofia, Fisiologia e a Medicina.
Influências Filosóficas
Um dos primeiros filósofos de real importância para a Psicologia foi Aristóteles, ao argumentar que nossos atos são controlados pela razão, e nela reside o raciocínio com base nos dados dos sentidos
Descartes sua maior contribuição tem fundamento na tentativa de solução do problema mente-corpo.
Augusto Comte foi o grande responsável pelo o Positivismo
Ainda na Europa John Locke trouxe o pensamento empirista.
Influências Fisiológicas
A Fisiologia destaca o estudo do cérebro, onde se localizam as propriedades e as funções da alma. Wilhem Wundt, em 1879, nascido em Leipzig, na Alemanha, começou com o Método Experimental no Campo da Psicologia, Estudos sobre o comportamento, os movimentos involuntários, os reflexos, a memória, o desenvolvimento infantil, entre outros.
Estruturalismo
Tem a psicologia como ciência da consciência ou da mente, definição herdada de Wundt.
Edward Titchener – Dizia que o objetivo da Psicologia seria a tarefa de descobrir quais são os elementos mentais, o conteúdo e a maneira pela qual se estruturam.
Funcionalismo
Baseia se na afirmação de William James de que a consciência é subjetiva, está constante movimento de evolução, é seletiva na escolha dos inúmeros estímulos que a bombardeiam e tem como função principal a adaptabilidade dos indivíduos aos seus ambientes.
Foucault
Estudos focados na problematização das relações de verdade e de saber-poder na contemporaneidade, refere-se à invenção da “Psicologia como um saber a serviço da disciplinarização
Psicologia Cientifica e Senso Comum
Entende-se por Psicologia do senso comum ou Psicologia ingênua, o conjunto de ideias, crenças e convicções transmitidas culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam. Fritz Heider em 1958 foi um dos principais nomes ligados à formulação dos princípios da Psicologia do senso comum.
...