Resumo: Um Estudo Autobiográfico
Por: raquelmo93 • 29/8/2019 • Resenha • 539 Palavras (3 Páginas) • 217 Visualizações
Capitulo 2
Fazia o uso da Hipnose desde o início de uma maneira diferente. Procurava a origem dos sintomas em seus pacientes.
Chegou à sugestão hipnótica.
Criou um vínculo de amizade e admiração pelo um dos médicos de família mais respeitados em Viena JosefBreuer, e mais tarde cortou tal vinculo pela psicanálise;
Um caso de histeria que Breuer o relatou tomou grande interesse de Freud, más não o de Charcot; -> O caso relatado era sobre uma paciente que tinha uma boa educação e dons, mas que viera adoecer enquanto cuidava de seu pai, no qual tinha grande admiração pelo mesmo. Sintomas: paralisias com contraturas, inibições e estado de confusão mental. Utilizou da hipnose profunda para que ela o dissesse aquilo que oprimia sua mente.
Os sintomas relatados possuíam significados e eram resíduos ou reminiscência das experiencias emocionais que ligavam com os sintomas.
No geral o sintoma é causado devido a somas de algumas situações traumáticas que podem ter ocorrido.
O sintoma não era mais manifestado quando a paciente em um estado de hipnose se recordava e lavava até a conclusão, com expressões livres de emoções o ato mental que havia sido suprimido originalmente.
Generalização X Caso Isolado.
Breuer e Freud: Estudos Sobre a Histeria. Se dava importância a origem dos sintomas, significação a vida das emoções, e o estabelecimento de uma diferenciação entre os atos mentais conscientes e inconscientes; Segundo Freud a teoria ficou incompleta.
Fator dinâmico: sintoma= represamento de um afeto
Fator econômico: sintoma= fator produto da transformação da energia que poderia ter sido direcionada de outra maneira e de outra forma (conversão).
Método catártico: objetivo terapêutico: fazer com que a parcela de afeto utilizada para manutenção do sintoma e que tinha sido ‘estrangulada’, fosse redirecionada para que pudesse fazer a ab-reação.
Transição da catarse para a psicanálise: afastamento de Breuer do trabalho.
Teoria filogenética: um processo mental que não pode encontrar um resultado normal era aquele que teve início em estados mentais hipnóides inesperados.
Freud: ‘Histeria hipnóide X Neuroses de Defesa’
Freud acreditava que por trás de uma neurose havia uma espécie de excitação de nstureza sexual.
O método catartico trouxe está descoberta a luz.
Começou então a investigação da vida sexual dos ‘neurastênicos’.
Descobertas: em todos os pacientes ocorrera graves irregularidades da função sexual.
Ataques de ansiedade com equivalentes, formas rudimentares e sintomas crônicos -> Neurose de angústia.
Havia uma anormalidade diferente que correspondiam a vida sexual como etiológico:
‘Coitus
...