Resumo de Psicologia
Por: raaalmeida • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 6.059 Palavras (25 Páginas) • 372 Visualizações
Sociologia
A construção do conhecimentro– Unid I
Senso comum: o senso comum diz respeito a diz respeito a princípios normativos populares - conhecimento convencional (senso critico).
Senso critico: depende do harmonioso crescimento de duas dimensões da ciência a reflexão sobre si e a reflexão do mundo.
Conhecimento cientifico: o conhecimento científico procura alcançar a verdade objetiva dos fatos (objetos) e existe porque o ser humano tem necessidade de aprimorar-se constantemente e buscar explicações sobre a realidade, a natureza das coisas e o comportamento das pessoas.
A formação das ciências humanas se divide em três partes:
Período humanista: o homem como centro do universo destinado a dominar e controlar a natureza e a Sociedade (Séc. XV)
Período do Positivismo: com Auguste Conte progresso humano, estudo da sociedade como constituição social: família, trabalho e religião.
Período do historicismo: estuda a diferencia entre homem e natureza e entre ciências naturais e humanas.
O que é sociologia? É o estudo das relações sociais e das formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A sociologia abrange o estudo dos grupos.
O que é economia? Estuda as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
O que é antropologia? Estuda as semelhantes e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, a origem e a transformação das culturas.
O que é política? Estuda a distribuição de poder na sociedade, bem como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo.
Qual foi a transformação das Sociedades a Partir dos Modos de Produção?
Modo de produção = forças produtivas + relações de produção
Modelos Sócio-econômicos e de regimes autoritários:
Capitalismo: defende os interesses da burguesia, divisão em classes sociais, meios de produção e propriedade privada.
Socialismo: resolução de problemas sociais, reação contra o individualismo, subordina o indivíduo ao interesse e às necessidades do grupo.
Comunismo: sociedade sem classes, sem “Estados”, sem fronteiras, ou seja, o comunismo é a evolução do socialismo, portanto enquanto houver um país capitalista, o comunismo não existirá.
Anarquismo: liberdade total do ser humano, inexistência do Estado, de autoridade, de leis. Fascismo: (Itália, Portugal, Espanha): extrema direita, não importa o cidadão, mas um país forte e poderoso, militarista, ditadura.
Nazismo: extrema direita, Estado soberano, idéia de existência de uma “raça pura”, ditadura.
Positivismo, Marxismo e Sociologia Compreensiva – Unid. II
Positivismo: demonstrar e definir a particularidade do estudo científico da sociedade, distinguindo-se das demais ciências existentes e definindo os contornos de uma nova ciência.
Cientificismo: crença no poder absoluto, e praticamente exclusivo, da razão humana.
Percursores do positivismo:
Marques de Condorcet: foi o primeiro a formular a proposta de uma ciência da sociedade estruturada conforme o modelo das ciências naturais.
Saint-Simon: foi o primeiro a utilizar o termo positivo ao tratar dessa nova ciência, ao propor uma ciência positiva.
Augusto Conte: pai do positivismo, discípulo de Saint Simon, ele sistematiza o pensamento sociológico, definindo seu objeto estabelecendo conceitos e metas.
Principio Positivista: está baseado as ciências sociais não manteram vínculos com classe sociais, posições politicas, ou ideológicas. A ciência só pode ser objetiva e verdadeira. Caso puro.
Estado teológico: a explicação da realidade ocorreria a partir da crença na intervenção de seres sobrenaturais.
Estado metafísico: impõe o abstrato na explicação dos fatos, não a natureza, bem como a argumentação no lugar da imaginação. O espírito metafísico corresponderia à substituição dos reis pelos juristas.
Estado positivo: ocorre a subordinação da imaginação e da argumentação à observação dos fatos concretos. Cada observação deveria, necessariamente, corresponder a um fato.
Émile Durkheim: a sociologia é uma ciência das instituições da sua formação e da seu conhecimento.
Regras para a observação dos fatos sociais, são elas:
Afastar os preconceitos e as noções pré-concebidas
Definir previamente tais fatos pelos caracteres exteriores que lhes são comuns
Considerá-los sem tomar em consideração suas manifestações individuais
Ele pensa que a sociedade é uma síntese, que a sociedade está no todo e não em partes.
Duas consciências para Durkheim:
Individual, que é única a cada indivíduo.
Coletiva ou comum, caracterizada como um conjunto de ideias, sentimentos e hábitos que exprimem em cada indivíduo o grupo do qual faz parte.
2Tipos de solidariedade:
Solidariedade Mecânica: Quando a personalidade individual quase inexiste, quando os indivíduos se identificam uns com os outros por semelhanças mútuas sentindo-se atraídos para manterem-se unidos.
Solidariedade Orgânica: uma solidariedade mais forte e efetiva surge da interdependência entre os membros da sociedade.
Pensamento Marxismo: O princípio fundamental do marxismo é o materialismo, ou seja, a única realidade seria a matéria e suas forças, em transformação contínua. Sendo assim, a matéria, para Marx, não consistiria em uma composição estática, inerte, mas em constante movimento e transformação.
Materialismo Econômico: critica a política ao modulo de sociedade. Defendeu u modulo de sociedade que supriria os antagonismos de seus precedentes.
Sociologia compreensiva para Marx:
É uma sociologia voltada para compreensão interprivativa da ação social. Ação social = conduta humana.
Quais os quatro tipos de Ação Social?
1 Ação racional a um fim. (ex.: desempregado procura emprego)
2 Ação racional em relação a um valor (ex.: quando sujeito age não para alcançar um resultado, mas para permanecer fiel a um valor)
...