Resumo de Psicologia Cientifica
Por: bilder • 25/3/2019 • Trabalho acadêmico • 3.273 Palavras (14 Páginas) • 313 Visualizações
Albino Carlos António
Resumo da 1ͣ unidade de psicologia
Psicologia 1o ano
Universidade Pedagógica
2019
Albino Carlos António
Resumo da 1ͣ unidade de psicologia
O apresentado para avaliação na cadeira
De introdução à psicologia
Docente: Ronaldo Carlos João
Universidade Pedagógica
2019
Introdução
O presente trabalho visa abordar alguns temas relacionadas a Psicologia, temas estes que são muitos inerentes da psicologia no passado com a forma da psicologia actual, e com um breve resumo, começando com o objecto de estudo da Psicologia tendo um estudo sobre o comportamento e dos processos mentais, origens da psicologia podendo debruçar vários contextos da quilo que são as varias origens como filosóficas, fisiológicas, Biologicas. a Tradição francesa.
Com a função da psicologia cientifica, tendo explicado e resumido de acordo com a ficha cedida pelo docente, tendo lá constado o Estruturalismo; o Behaviorismo; A psicanálise; O Gestaltismo; e o Construtivismo, e em uma analise geral existira também em seguida aquilo que são as correntes em psicologia, e de uma forma detalhada, podendo encontrar o objecto métodos de investigação a população estudada e os respectivos autores.
E mas para diante os métodos da Psicologia são escritos, desde o método experimental o método correlacional e a observação, o incrível que pareça dentro dos método de observação no interior encontra se as duas subdivisões, a directa e a indirecta.
E como a Psicologia é uma ciência vasta e de longos anos, muito bem explicado esta lá os ramos da Psicologia, como a psicologia social; Experimental de Desenvolvimento, psicofisiologia, Clinica e Psicologia de Educação. Não tenso mas nada a dizer, peco a perfeita atenção.
Índice
Introdução 3
1.Oobjecto da Psicologia 5
2. Origens da Psicologia. 5
1.Origens filosóficas. 5
2.2 Origens Fisiológicas 6
2.3. Origens biológicas 6
2.4. A tradição Francesa 6
3. A fundação da Psicologia Cientifica 7
4. O estruturalismo 7
5. O behaviorismo. 7
6. A psicanálise. 7
7.O gestaltismo. 8
8. O construtivismo. 8
Correntes da Psicologia 8
9. Os métodos da Psicologia 9
9.1. O método experimental 9
9.2. O método correlacional 9
9.3 A observação 9
✔ Observação directa 9
✔ Observação indirecta 10
Psicologia da Educação 10
Bibliografia………………………………………………………………………………...11
Conclusão 11
Tudo começa quando o homem procura de si próprio explicações explicações para seu sentimento, emoções e os seus pensamentos e que durante séculos, estas reflexões conduziram a ideia de alma considerada como forca interior.
Actualmente a psicologia ocupa um lugar de destaque no sentido das ciências humanas onde os psicólogos procuram responder muitas perguntas. Sendo assim a psicologia como ciência começa a ter o teu objecto de estudo e as suas origens.
1.O objecto da Psicologia
A psicologia começou a definir se como a ciência da vida mental entre 20 e 60 anos, sendo assim os psicólogos americanos definiram a psicologia como a ciência do comportamento observável.
E a partir dos anos 60 a psicologia levou o seu interesse inicial que era processos, mentais simplesmente por estudos sobre processamento e retenção da informação e passou a definir se como ciência do comportamento e dos processos mentais por estudar todos actos e reacções observáveis e também processos como sentimento e emoções e as representações mentais que não podem ser observados directamente.
...