Resumo do Filme “Cisne Negro” e Relação com Psicose
Por: MYRELLA PEREIRA DA SILVA • 2/12/2022 • Resenha • 843 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE
ESTRUTURAS CLÍNICAS
PROFESSORA: Tereza Dubeux.
ALUNAS: Alice Ribeiro, Júlia Emilly e Myrella Pereira.
6° PERÍODO, TURMA A (MANHÃ)
Resumo do filme “Cisne Negro” e relação com Psicose
A narrativa da obra acontece em torno da vida de Nina, a protagonista é dançarina em uma companhia de ballet importante em Nova York. Inicialmente, somos apresentados a uma mulher adulta que vive com sua mãe e possui uma relação extremamente infantilizada e de fusão entre elas, desde ao seu quarto cor-de-rosa, até a falta de privacidade e individualidade da personagem sobre esse convívio com a mãe, sendo necessário, por vezes, usar objetos pesados para se manter sozinha em um ambiente. Tornando-se possível perceber uma relação simbiótica entre mãe e filha e a representação dos efeitos psíquicos gerados.
Posto isso, não há menções sobre uma presença de função paterna para a personagem. O trajeto de Nina em busca de um maior protagonismo na companhia, é marcado pelo seu perfeccionismo e dedicação intensos, posto em a partir de uma seleção para participar de uma versão alternativa de “O lago dos cisnes”, na qual a dançarina escolhida para interpretar viveria o cisne branco e o negro, dualidade que irá marcar o percurso de sua história, proporcionando um maior destaque buscado por Nina na sua profissão.
Sua doação extrema para o ballet demonstra uma despersonalização evidente em um diálogo onde lhe é perguntado por seu nome e ela apenas responde “dançarina”, evidenciando como sua vida possui uma dedicação total ao ballet. Logo, é vista como uma pessoa rígida, sem a sensualidade necessária buscada no papel de cisne negro, como o diretor inicialmente menciona após sua apresentação do cisne branco ser considerada perfeita. Por isso, Nina encaminha para a busca de conseguir esse papel, que lhe é concedido após algumas tentativas, se tornando uma tarefa despertar o lado do cisne negro em Nina, mais emoção e menos técnica, as provocações do diretor sobre ela se tornam cada vez mais intensas e desorganizadoras, já que em outro ponto de sua vida, sua mãe se apresenta como uma constante presença incisiva, ocasionalmente controladora, e que alterna entre hostilidade e cuidado excessivo, rodeando Nina com sua presença um tanto autoritária. Fazendo-se pertinente comentar sobre a identificação por parte de sua mãe, uma bailarina frustrada, visualizando a vida de Nina como a sua, principalmente quando Nina é recusada, no início do filme, para o papel em questão, falando "tudo bem ser medíocre". Fato que indica a identificação da mãe com a filha, pois nenhuma alcançaria aquele sucesso desejado. Além da identificação por parte da mãe, é possível apontar a identificação da filha com o desejo da mãe, quando se torna agressiva com ela, tanto verbalmente quanto fisicamente.
Ademais, a protagonista apresenta alguns comportamentos compulsivos de automutilação como uma coceira que provoca marcas de sangramento e feridas nos dedos, esses por vezes em forma de alucinação, por perceber após um tempo que determinado machucado não estava de fato ali.
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