SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Por: ISLANNY • 28/11/2015 • Projeto de pesquisa • 2.709 Palavras (11 Páginas) • 814 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PITÁGORAS[pic 2]
CURSO DE PSICOLOGIA
HEVILA SUSANE BATISTA FORTES
ISLANNY BARBOSA GOMES
JESSICA SENA DA SILVA
SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
São Luís/ MA
2014
[pic 3]
HEVILA SUSANE BATISTA FORTES[pic 4]
ISLANNY BARBOSA GOMES
JESSICA SENA DA SILVA
SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina Pesquisa em Psicologia I na Faculdade Pitágoras.
Orientadora: Profª Dra. Iara Nogueira da Cruz.
São Luis/ MA
2014
SUMÁRIO
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
2 TEMA
2.1 Delimitação do tema
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
4 TIPO DE PESQUISA 4
5 JUSTIFICATIVA 4
6 HIPOTESE
7 OBJETIVOS
7.1 Objetivo Geral 5
7.2 Objetivo Específico 5
8 EMBASAMENTO TEORICO 5
9 METODOLOGIA
9.1 Tipos de Pesquisa
9.2 Descritores 10
9.3 Criterios de Inclusão 11
9.4 Banco de Dados
10 PROCEDIMENTOS...........................................................................................................................11
11 CRONOGRAMA................................................................................................................................12
12 REFERENCIAS....................................................................................................................................12
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Autoras do projeto: Hevila Susane Batista Fortes, Islanny Barbosa Gomes e Jessica Sena da Silva; Professora orientadora:Profª Dra. Ilara Nogueira da Cruz
TEMA
Sexualidade no contexto escolar e a intervenção psicológica para alunos do ensino fundamental II.
Delimitação do tema
Apresentar quais as intervenções desenvolvidas pelo psicólogo para trabalhar a sexualidade com alunos do ensino fundamental II.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Quais as intervenções que o psicólogo escolar pode desenvolver para trabalhar a sexualidade com os alunos do ensino fundamental II?
4 TIPOS DE PESQUISA
Revisão Bibliográfica
JUSTIFICATIVA
A sexualidade se faz presente em todo o desenvolvimento físico e psicológico dos indivíduos, manifestando-se desde o seu nascimento até o momento da sua morte. Assim sendo, a sexualidade vai além do ato sexual em si, pois se encontra marcada pela história, cultura e ciência, igualmente como os afetos e sentimentos de cada sujeito. Por se tratar de um tema de grande importância na vida dos indivíduos, constata-se que este assunto é pouco estudado, principalmente no que diz a respeito às práticas educativas voltadas para sexualidade de crianças no ambiente escolar, pois esta é uma temática extremamente associada a preconceitos, tabus e crenças.(SILVA,2006)
É esperado que a educação sexual nas instituições transmita a sexualidade a partir de um enfoque sociocultural, ampliando, deste modo, a percepção de mundo do aluno, ajudando-o a aprofundar e refletir sobre a forma como a sexualidade se apresenta em sua cultura. Ou seja, o aluno privilegiado com as informações recebidas poderá ter um entendimento melhor sobre o assunto, auxiliando-o na tomada de decisões e na reflexão sobre as questões relacionadas à sexualidade, podendo-se obter um comportamento mais adequado por parte dos estudantes.
HIPOTESE
Espera-se que por meio desta pesquisa sejam encontradas intervenções desenvolvidas pelo psicólogo escolar para trabalhar a sexualidade com os alunos de ensino fundamental II no contexto escolar, a fim de que os mesmos reflitam sobre o tema e desenvolvam comportamentos adequados, aprendendo a se relacionar de maneira saudável.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Identificar as intervenções que o psicólogo escolar pode desenvolver para trabalhar a sexualidade com alunos do ensino fundamental II.
Objetivos Específicos
- Identificar as dificuldades e necessidades dos alunos em relação a sexualidade.
- Verificar se são desenvolvidas intervenções psicológicas relacionadas a tais atividades: palestras, dinâmicas e minicursos voltados a sexualidade com os alunos do ensino fundamental II.
embasamento teórico
A sexualidade faz parte da vida do ser humano, e quanto a isso não há como discutir o contrário. O cotidiano escolar se depara a todo instante com a exigência de saber lidar com a sexualidade, não só por meio das atitudes dos alunos, mas também e especialmente através de sua fala.
...