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SUJEITO E ALTERNATIVIDADE: REFLEXÕES DE PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

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Por:   •  20/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.377 Palavras (14 Páginas)  •  332 Visualizações

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SUJEITO E ALTERIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DA

PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Andréa Vieira Zanella

Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO: A temática constituição do sujeito vem se caracterizando como objeto de discussões em diferentes

orientações teórico-metodológicas da Psicologia e é importante na medida em que problematiza tanto o objeto

dessa ciência como a forma com que é abordado. A temática é discutida neste texto tendo como referencial de

base os aportes teóricos de L.S.Vygotski. Na perspectiva desse autor, a especificidade humana decorre da dupla

relação que se estabelece com a realidade: via atividade, o ser humano se apropria da cultura e concomitantemente

nela se objetiva, constituindo-se assim como sujeito. Desse modo, a dimensão singular é inexoravelmente

constituída e constituidora do social, o que pode ser tematizado como alteridade, como a dimensão de um

outro ou das relações com outros.

Palavras-chave: Alteridade; relações eu-outro;, psicologia histórico-cultural; L.S.Vygotski.

PERSON AND OTHERNESS: REFLECTIONS FROM HISTORICAL-CULTURAL PSYCHOLOGY ONWARDS

ABSTRACT: The theme of the subject’s constitution has been characterized as object of updated discussions

within different areas of knowledge and most specifically in severeal theoretical-methodological orientations in

Psychology. This matter is relevant because it enquires about the object of this science as well as the way it is

approached. Based on the presupposition of the eminently social character of human gender, it brings out the

need of entering into dialogue with other areas of knowledge as well as delimiting specific areas of analysis,

which allow the psychological science to develop and justify itself as locus of knowledge. The historical-cultural

psychology perspective says that the human specificity comes from the dual relation established with reality:

through activity the human being assimilates culture and concomitantly develops himself as person. Consequently,

the singular dimension is inexorably developed and it develops social, which can be known as otherness, as

well as the other’s dimension or the relations with the other. Additionaly, other issues need to be inquired, such

as the consciousness, the unconsciousness, and the affections, which will be discussed here having as reference

the theory of Vygotski.

Key-words: Otherness, myself-other relations, historical-cultural psychology, L.S.Vigotski.

Os outros lugares são espelhos em negativo. O viajante reconhece o pouco que é seu

descobrindo o muito que não teve e o que não terá.

Ítalo Calvino

desconhecido.

Poderíamos pensar então nos outros lugares

a que Calvino se refere como não somente circunscritos

a espaços geográficos, mas também a tudo que

nos cerca e do qual nos diferenciamos, caracterizando-

se assim como referência para o próprio reconhecimento.

Essas questões iniciais remetem a uma

temática que vem sendo discutida pela psicologia: a

da alteridade. Consultando a enciclopédia Larousse

100

Zanella, A.V. “Sujeito e alteridade: reflexões a partir da Psicologia Histórico-Cultural”

Cultural (1998), encontramos seu significado como

“Estado, qualidade daquilo que é outro, distinto

(antônimo de Identidade)” (p 220). A mesma enciclopédia

apresenta o significado de alteridade para a

filosofia e psicologia, remetendo a primeira à “... relação

de oposição entre o sujeito pensante (o eu) e o

objeto pensado (o não eu)” e, a Segunda, às “relações

com outrem”.

Significados, no entanto, como nos esclarece

Vygotski (1992), apesar de consistirem na “zona mais

estável dos sentidos”, são social e historicamente produzidos

e, portanto, mutáveis. Não é de estranhar que

as definições citadas, apesar de apresentarem um eixo

comum – o outro -, referem-se a olhares diferentes

sobre a mesma questão. Problema maior se apresenta

nessas definições: a perspectiva da psicologia é trazida

como una, quando essa ciência se caracteriza pela

pluralidade, pela diversidade de leituras a respeito

das relações sujeito-sociedade que resultam em teorias

antagônicas sobre a constituição do sujeito. Não é

objetivo deste trabalho adentrar nessa diversidade mas

pontuar a questão para, a partir de algumas leituras

atuais sobre a temática, resgatar contribuições de

L.S.Vygotski que nos ajudam a discuti-la.

ALTERIDADE: ALGUNS OLHARES

O conceito de alteridade tem aparecido com

relativa freqüência

...

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