Psicologia histórica e cultural e desenvolvimento de cuidados voluntários: uma nova compreensão do TDHA
Projeto de pesquisa: Psicologia histórica e cultural e desenvolvimento de cuidados voluntários: uma nova compreensão do TDHA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dricasumanuga • 14/9/2014 • Projeto de pesquisa • 889 Palavras (4 Páginas) • 356 Visualizações
Resumo
Psicologia Histórico-cultural e desenvolvimento da atenção voluntaria: novo entendimento para o TDHA
Introdução
Tdah é um transtorno que a inúmeros paradigmas que o classificam, a criança como mal educada e pouca inteligência. É uma ambigüidade de origem orgânica, pode ser genético, mas não há estudo q confirme.
Outros autores definem TDAH como transtorno q compromete a vida sócia afetiva, profissional e escolar.
É considerado um distúrbio biopsicossocial, forte fator genético biológicos e social vivencia q contribuem para intensificação do problema. A criança portadora de TDHA pensa diferente dificuldade de relacionamento. Crianças com TDHA pode afetar três áreas: familiar, escolar e social. Os estudos apontam q há diversos fatores responsáveis por TDHA. O diagnostico é clinico é realizado testes psicrométricos exames de neuroimagens onde verificar alterações no cérebro, pois a área do cérebro envolvida nesse processo é a região frontal do cérebro responsável pela inibição do comportamento, pela a tenção sustentada pelo autocontrole ., o funcionamento inadequado de outras aéreas conectadas a região frontal pode levar sintomas semelhantes doTDHA. Por isso deve ser bem diagnosticado e assistido por psiquiátricos, psicólogo e na maioria das vezes é medicada com a ritalina.usado em crianças na fase escolar, para um melhor rendimento da concentração e atenção.
Do “reflexo de orientação” a Atenção voluntaria: o caminho de humanização proposto pela Psicologia Historico-Cultural
A teoria da Psicologia Histórico-Cultural foi desenvolvida pelo Psicólogo Vigotski e com A. R. Luria e A. N. Leontiev que ressalta que nos seres-humanos não somos apenas desenvolvidos com os nossos comportamentos instintivos, mas também com a cultura de povos e nações. E que há uma relação entre o inato e o aprendido, o individual e o social.
A personalidade de um individuo, o caráter e o comportamento tem a interferência do meio em que vive. O método de Vigotski tenta compreender de que maneira o emprego de signos e instrumentos podem possibilitar o homem de dominar o meio externo e o próprio comportamento.
.Para ele a criança de inata já tem em si duas condições para ser formado sendo¨ um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas .
A criança vive num contexto isolado do mundo atual,E um processo pelo qual o individuo adquire informações , habilidades a partir do contato com a realidade , o meio ambiente.È um processo q diferencia dos fatores inatos:capacidade de digestão q já nasce com o individuo e dos processos de maturação , independentes da informação do ambiente.
Para que ocorra uma mudança do interpsicológico para o intrapsicológico é preciso que tenha mediação do meio que vive. A atenção involuntária é quando o individuo é atraído por estímulos fortes, interessantes, coisas novas e é considerado como natural, pois ocorre de forma automática. Por exemplo, quando uma criança identifica e destaca um objeto de outro e o nomeia na sua linguagem própria ela passa a ter um caráter ativo passando do interpsicológico para o intrapsicológico.
A atenção voluntaria o sujeito estabelece determinadas tarefas com o objetivo de cumpri-las. Na escola, por exemplo, é importante que o aluno saiba o conteúdo e a relevância a ser estudado, que o processo de aprendizagem seja interessante, é necessário organizar a percepção do
...