Saúde Mental e Trabalho: Prazer, Sofrimento e Adoecimento
Por: thamires1989 • 28/9/2018 • Projeto de pesquisa • 1.955 Palavras (8 Páginas) • 350 Visualizações
Carregar
Entrar
Cadastre-se
Enviar pesquisa
Início Conheça mais
Cursos para palestrantes Cursos de PowerPoint do LinkedIn Learning
19 de 38
Saúde mental e trabalho: prazer, sofrimento e adoecimento
30.192 visualizações
Compartilhar Gostei Baixar ...
Vida Mental Consultoria de Saúde Mental e Nutricional
Seguir
Publicada em 4 de set de 2013
1 comentário
8 gostaram
Estatísticas
Notas
Publicar
Ermecy Augusto Junior Pereira at Faculdade Maurício de Nassau
Parabéns pelo trabalho !!!!
Há 3 anos
Saúde mental e trabalho: prazer, sofrimento e adoecimento
1. Saúde Mental e Trabalho: Prazer, Sofrimento e Adoecimento Roberta Nunes Psicóloga Orientação: Profª Ana Carolina Schmidt de Oliveira e Prof.Hewdy Lobo Ribeiro UNIP São Paulo/2013
2. Saúde Mental e Trabalho: Prazer, Sofrimento e Adoecimento Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Saúde Mental para Equipes Multiprofissionais da Universidade Paulista, como requisito para obtenção do título de Especialista.
3. Introdução: Mudança de cenário social e econômico: Revolução Industrial; Mudanças tecnológicas: mudanças em nível produtivo e social; Nova relação entre trabalho e capital: Capitalismo Novo modelo de trabalho: tarefas monótonas e repetitivas; Diversos fatores refletem diretamente na saúde dos trabalhadores;
4. Introdução: Necessidade de se pensar sobre a questão da Saúde do Trabalhador; Relação entre trabalho e saúde; Objetivo: promoção e proteção da saúde do trabalhador; Quem é considerado trabalhador? ( Ministério da saúde)
5. Introdução: Definição Saúde do Trabalhador – Lei Orgânica da Saúde (1990): “ Conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.”
6. Introdução: Falta um olhar direcionado e diferenciado para a Saúde do Trabalhador; Predomínio do olhar capitalista: voltado aos interesses das instituições.
7. Introdução: Prefeitura do Município de São Paulo – Atlas Municipal de Gestão de Pessoas 2012: Aumento do número de licenças médicas de entre 2009 e 2011; Licenças médicas: em torno de 20%; Aposentadorias por invalidez: em torno de 50%; Readaptação funcional: em torno de 30% (2ª maior causa); Transtornos do humor são os que mais readaptam.
8. Introdução: Previdência Social 2012: 3º lugar em concessão de auxílio doença acidentário; Entre 12 e 13 mil afastamentos por ano (2008 – 2011); Transtornos do humor.
9. Introdução: Organização Mundial de Saúde (1997): Transtornos mentais menores: cerca de 30% Transtornos mentais graves: em torno de 05 à 10%
10. Introdução: Transtornos Mentais relacionados ao trabalho: multifatorial; Atividades relacionadas ao trabalho podem produzir tanto lesões e disfunções biológicas quanto reações psíquicas; Vivência e organização do trabalho: repercussão positiva ou negativa.
11. Introdução: Política Pública: Decreto nº 7.602 (07/11/2011) – Dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador; Portaria 1.823 (24/08/2012) – Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
12. Introdução: Por que as pessoas estão adoecendo? Formas de reabilitar e prevenir? Necessidade de intervenções e políticas públicas; Pouco material científico a respeito das possibilidades de intervenção.
13. Justificativa: Tema muito relevante e ainda pouco estudado; Aumento do número de trabalhadores adoecidos; Motivos dos adoecimentos já são conhecidos, agora precisa-se pensar em intervenções.
14. Objetivo: Levantar intervenções para prevenção e manejo dos transtornos mentais relacionados ao trabalho descritas na literatura acadêmica brasileira.
15. Metodologia: Revisão bibliográfica sistemática;
...