TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL ALIADA À TÉCNICA MINDFULNESS NO TRATAMENTO DE PACIENTES SUICIDAS
Por: felippehn • 11/2/2021 • Trabalho acadêmico • 20.773 Palavras (84 Páginas) • 260 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZCUBAS[pic 1]
Curso de Bacharelado em Psicologia
Felippe Henrique Nascimento
[pic 2][pic 3]
TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL ALIADA À TÉCNICA MINDFULNESS NO TRATAMENTO DE PACIENTES SUICIDAS
Mogi das Cruzes
2019[pic 4]
CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZ CUBAS
Curso de Bacharelado em Psicologia
FELIPPE HENRIQUE NASCIMENTO - RGM.285345
TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL ALIADA À TÉCNICA MINDFULNESS NO TRATAMENTO DE PACIENTES SUICIDAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à disciplina Projeto Integrador VIII, como parte das exigências para aproveitamento na mesma, no Curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas.
Orientadores:
Metodológico: Prof. Dr. Valdir de Aquino Lemos
Temático: Prof. Fábio Guedes de Souza
Mogi das Cruzes
2019
Catalogação na publicação (CP)
(Braz Cubas – Biblioteca Central)
[pic 5]
CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZ CUBAS
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
BANCA EXAMINADORA
Prof.______________________________________
Prof. ______________________________________
Prof.______________________________________
Aprovado em:____/_____/______
Dedico à minha família, que com muito carinho е apoio, foram a base para que eu chegasse até esta etapa da minha vida.
“Se nossos pensamentos forem limpos e claros estaremos melhor preparados para alcançar nossos objetivos”
Aaron Beck
Agradecimentos
- Em primeiro lugar, quero agradecer a meus orientadores, Prof. Dr. Valdir de Aquino Lemos e Prof. Fábio Guedes de Souza, pela sua disponibilidade, e incentivo que foram essenciais para realizar este estudo. Destaco o apoio prestado, a forma interessada e pertinente como acompanharam a realização deste trabalho. As suas críticas construtivas, as discussões e reflexões foram fundamentais ao longo de todo o percurso.
- Agradeço também a todos professores do curso de Psicologia, que agregaram conhecimento até este momento e que foram importantes para a realização deste trabalho.
NASCIMENTO, F.H. Terapia Cognitivo Comportamental aliada à Técnica Mindfulness no tratamento de pacientes suicidas. Trabalho de conclusão do curso de Psicologia. Centro Universitário Braz Cubas, 2018. P. 74.
RESUMO
As abordagens baseadas na Mindfulness, tem sido bastante utilizado nos estudos da psicologia atualmente. Sua origem deu-se no contexto das práticas budistas, que passou a fazer parte da clínica contemporânea a partir dos estudos e programas de redução de estresse, sendo aplicada de maneira mais ampla dentro da psicologia, neste estudo como tratamento de indivíduos em risco de comportamento suicida, com base na Terapia Cognitiva Baseada no Mindfulness - MBCT. Assim, o objetivo do presente estudo é descrever e discutir sobre a eficácia da terapia cognitivo comportamental associada a técnica de Mindfulness na melhora de pensamentos suicidas. O método utilizado para a construção deste estudo foi por meio da pesquisa bibliográfica, utilizou-se, 20 livros, 45 artigos, 5 estudos e 5 sites para a construção do trabalho, através dos quais foram analisadas as variáveis psicológicas envolvidas nos pensamentos suicidas e como a técnica de Mindfulness contribui para melhora dessas variáveis. Os resultados do presente estudo monstram que existem existem evidências que a prática de regular de Mindfullnes, pode contribuir para prevenção e tratamento de diversos transtornos, além disso acredita-se que a técnica de Mindfulness é contribuidora, para tratamento de pensamentos suicidas, agindo diretamente nos níveis de estresse, ansiedade e comportamento agressivo e impulsivo, variáveis de grande influência para o comportamento suicida. Porém destaca-se que a técnica só deve ser utilizada em pacientes que estejam estáveis ou seja pacientes que não estejam em crise. Com base nos resultados, conclui-se que o uso da Terapia Cognitiva Comportamental aliada a técnica de Mindfulness no tratamento de pacientes suicidas, é uma útil ferramenta, na redução dos sintomas em pacientes com ideação suicida visto que a técnica auxilia a tornarem-se mais conscientes dos seus padrões de pensamentos automáticos e reconhece-los apenas como pensamentos, ou seja, uma visão subjetiva da realidade, o que contribui para uma melhor compreensão de seus processos mentais, assim sendo possível alterá-los.
Palavras-chave: Comportamento suicida, suicídio, tentativa de suicídio, Terapia comportamental, Terapia cognitivo, Mindfulness, pensamento suicida, comportamento suicida, ideação suicida.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
2.1 Contexto histórico do suicídio 3
2.2 Sucídio 4
2.3 Ideação e atos suicidas 6
2.4 Fundamentos empíricos e teóricos 8
...