Taylorismo - Teoria Burocrática. Fordismo - Teoria X/Y. Toyotismo- Sistemas Abertos/ Sociotécnicos
Por: bartier • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.383 Palavras (14 Páginas) • 720 Visualizações
UNIMEP
PSICOLOGIA DO TRABALHO I - 02/10/2014
Ms. Edgar Pereira Junior
Caroline Bartier RA 12.3554-8
Laís de Souza Silva RA 11.0917-2
ATIVIDADE SOBRE: Taylorismo - Teoria Burocrática.
Fordismo - Teoria X/Y
Toyotismo- Sistemas Abertos/ Sociotécnicos
1- IDENTIFICAR AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA TEORIA.
TAYLORISMO - O Taylorismo é um modelo de produção ocidental, foi criado pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915), através da observação dos operários na indústria. Este modelo consiste na redução do tempo de trabalho e no aumento do ritmo de produção. A máxima mais adaptada a este modelo é a seguinte: “Tempo é dinheiro”, ou seja, ampliação da produção em um menor espaço de tempo:
- Racionalização da produção; - Economia de mão de obra; - Aumento da produtividade no trabalho; - Acabar com qualquer desperdício de tempo.
Estas características têm como objetivo pagar salários altos e ter baixos custos unitários na produção. Por Exemplo: Dar os trabalhadores o que eles mais queriam, que era o alto salario. Mas, para isto acontecer os operários tinham de fazer a peça em curto espaço de tempo, eram cronometrados, e os que fizessem maior produção de peças em curto espaço de tempo eram o que recebia um maior salario. Contudo, este aumento de salario era visto como o premio/motivação em que eram dados aos trabalhadores com melhor tempo/desempenho. Essa competição promovida pelos gerentes fez com que a velocidade da produção aumentasse cada vez mais. Portanto, no Taylorismo as vantagens e desvantagens dessa linha são:
- A Inserção do planejador;
- A Eliminação do desperdício de esforço físico;
- Implantação de um sistema de "proteções".
Porém a decomposição das tarefas em operações simples (pode desestimular o empregado, pois a execução de tarefas desarticuladas do processo como um todo tira dele a noção do que ele está fazendo).
FORDISMO - O Fordismo tinha três grandes princípios. O princípio da intensificação que consistia em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e das matérias-primas e uma rápida colocação do produto no mercado. O princípio da economia que visava reduzir ao mínimo o stock de matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis já estivesse a ser vendida no mercado antes do pagamento das próprias matérias-primas e dos ordenados dos funcionários. O princípio da produtividade tinha como objetivo aumentar a quantidade de produção por trabalhador no mesmo período de tempo mediante a especialização e a linha de montagem. Quatro das características fordistas são:
- O trabalho dividido; - O trabalho repetido; - O trabalho contínuo; - O trabalho em cadeia.
O Fordismo é ainda um sistema onde a matéria-prima é ininterruptamente trabalhada, desde as operações elementares até ao acabamento do produto. O Fordismo apoia-se no desenvolvimento de inovações de base técnica, redução do tempo de treinamento necessário e aprofundamento da divisão entre planejar e executar.O fordismo era tratado como uma associação de normas do trabalho com a produção e o consumo. O conjunto de praticas do meio econômico, técnicas, gerenciais que formam uma estratégia especifica do capital reproduzir-se de forma ampliada. Nesse sistema a potencialidade produtiva do trabalho parcelado e levada ao limite, com a solução encontrada por Ford o trabalho parcelado seria aquele que cada qual é responsável por um processo diferente. Os trabalhadores também foram muito beneficiados, contudo a respeito do acumulo de operários nas indústrias, ficou mais fácil à mobilidade e organização do trabalho. Fato que resultou em uma serie de conflitos entre o capital e o trabalho.As transformações industriais que o fordismo causou, foi responsável por remodelar o sistema econômico e trabalhista como o aumento na segurança do emprego, a diminuição no desemprego e também um aumento significativo dos salários.O fordismo, com seus movimentos rotineiros que não envolviam as faculdades mentais e a espontaneidade dos trabalhadores, dá lugar a um modelo em que os trabalhadores passam a desempenhar múltiplas funções e a não só executar, mas pensar sobre o processo de produção. Uma parte do setor de serviços e do setor informal segue o caminho contrário, passa a incorporar as características do fordismo no desempenho de suas atividades profissionais. Os seus trabalhadores passam a ter rotinas de trabalho, rígido controle do tempo e atividades mecanicamente seguidas.
TOYOTISMO - Visa alcançar um dos seus princípios fundamentais: a eliminação de desperdício. Para os japoneses, a função da formação, deveria incutir nos indivíduos estes princípios, exigindo de cada um a qualidade total. Isto surge da necessidade de utilização adequada da matéria-prima de elevado valor. O índice de desperdício deveria ser zero para que se alcançar sucesso da produção, ou seja, a lucratividade. Essa preocupação com a qualidade possibilitou o desenvolvimento de um produto de elevada qualidade, inserindo-se assim, no mercado competitivo.No modelo Toyotista de produção, os trabalhadores estão submetidos a condições de stress. Cada trabalhador executará diversas tarefas no mesmo processo de produção.
...