Tecnicas de investigação da personalidade
Por: solangevf • 1/4/2021 • Resenha • 835 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
SOUZA, Carolina Cardoso de; RESENDE, Ana Cristina. Perfis de Personalidade de Adolescentes que Cometeram Homicídio, Psico-USF, Bragança Paulista, v. 21, n. 1, p. 73-86, jan./abr. 2016.
Análise Crítica
Essa pesquisa científica foi desenvolvida com o objetivo de identificar perfis psicológicos de adolescentes com idades entre 14 e 19 que cometeram homicídio e estava cumprindo medidas socioeducativas, como punição pelos crimes. Como instrumento de pesquisa, além de uma entrevista semi-estruturada e o método de Rorschach, que será o foco dessa análise.
A aplicação da Prova de Rorschach é utilizada com a finalidade de avaliar a dinâmica de personalidade particular de cada pessoa, e a partir dos dados obtidos não se deseja apenas atribuir diagnóstico psiquiátrico, mas sim compreender o valor e o significado de um sintoma clínico e, conseqüentemente orientar para o tratamento mais adequado.
Uma vez que o objetivo da pesquisa é a identificação dos perfis psicológicos dos adolescentes o Teste de Rorschach foi escolhido como instrumento de pesquisa como forma de compreender a personalidade dos sujeitos e a partir dos dados poder se constatar as possíveis motivações para as atitudes dos adolescentes. A coleta de dados nessa pesquisa foi realizada de maneira individual e a análise dos dados foram realizados por dois juízes experientes no Sistema Compreensivo do Teste de Rorschach. Diante do resultado das análises dos dados do Teste de Rorscharch pode-se observar que possivelmente os distúrbios cognitivos são responsáveis pelos comportamentos socialmente desadaptados dos adolescentes, sendo considerado o Metódo de Roscharch como confiável para esse estudo.
Após a análise dos dados, as autoras concluem com a pesquisa que levantando os diferentes aspectos psicológicos dos adolescentes infratores é possível separá-los em grupos com perfis de personalidade diferentes para compreensão da maneira que pensam, sentem e se comportam. Sendo assim, tendo funcionamento psicológico tão heterogêneo, os adolescentes deveriam ser encaminhados para programas de reabilitação diferenciados e adequados a cada um.
Porém mesmo com resultados considerados confiáveis e satisfatórios, o estudo apresentou limitações, sendo a primeira delas a consideração que para resultados ideais seria necessário um grupo com adolescentes que não cometeram homicídio, a fim de uma comparação dos resultados e análise das características diferentes entre os que cometeram infrações graves daqueles que não cometeram. Em seguida, pontua-se como limitação a amostra limitada de participantes para a análise de dados e por fim a utilização de dados normativos para adultos sendo utilizadas em adolescentes, pela falta da normatividade para adolescentes no Brasil. Todas essas limitações acabam por limitar a capacidade de compreender adequadamente as propriedades psicométricas para instrumentos a partir dos estudos com amostras da população em geral.
MALGARIM, Bibiana Godoi; BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. O abuso sexual: estudos de casos em cenas incestuosas, Estudos de Psicologia, Campinas, 28(4) I 511-519, outubro – dezembro, 2011.
Análise Crítica
Esse estudo tem como finalidade a busca pela compreensão dos processos mentais relativos ao funcionamento psíquico das vítimas de violência, utilizando-se da teoria de Psicanálise, e também a compreensão do impacto do processo traumático no funcionamento psíquico das duas meninas em atendimento em um centro especializado para vítimas de abuso sexual. Foram utilizados como instrumento para a pesquisa entrevistas de Hora de Jogo Diagnóstica testes projetivos, como o Rorschach, que especificamente foi escolhido no contexto de desenvolver avaliação psicológica das vítimas de abuso sexual.
...