TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Investigação da Personalidade

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Explique as duas últimas frases do primeiro parágrafo da pg.23:

Na psicometria para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, ou seja, a capacidade do indivíduo, devem ser considerados parâmetros como limite da variabilidade normal, pois indicam e mensuram se a habilidade do indivíduo está segundo parâmetros estabelecidos, na média, abaixo, ou acima. A estas avaliações compete a dimensão da psicometria.

        

  1. Quais são as diferenças entre o psicometrista e o psicólogo clínico? O que essa diferença nos diz? Em que isso é importante para nós que vamos aprender técnicas de investigação da personalidade?

O psicometrista valoriza os aspectos técnicos da testagem e utiliza testes para obter dados e em sua abordagem o produto final é muitas vezes uma série de traços ou descrições de capacidade que não estão relacionadas com o contexto total da pessoa.

Já o psicólogo clínico utiliza os testes e outras estratégias para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas.

Nos diz que cada profissional tem sua função, onde o psicometrista somente avalia os testes, o psicólogo clínico utiliza-se de testes, mas para avaliar em âmbito total o indivíduo.

É importante sabermos pois a maneira com que cada profissional trabalha para obter as informações adequadas para se chegar a um resultado final.

  1. Laudos e pareceres psicológicos são documentos importantes que os psicólogos são requisitados a fornecer. Identifique:
  1. O trecho no texto que menciona o motivo pelo qual alguns psicólogos fornecem laudos e informações que não seriam convenientes.
  2. O trecho, que menciona o que é necessário para o psicólogo montar um parecer mais adequado.
  1. Marnat (1.984) salientava a importância do profissional se familiarizar com as reais necessidades do usuário, observando que muitas vezes, psicólogos competentes acabam por fornecer uma grande quantidade de informações inúteis para as fontes de encaminhamento, por falta de uma compreensão adequada das verdadeiras razões que motivaram o encaminhamento.
  1. Recentemente Marnat (1.999), insistiu na mesma idéia, afirmando que o psicólogo clínico deve “entender o vocabulário, o modelo conceitual, a dinâmica e as expectativas da fonte de encaminhamento.”
  1. No Brasil, onde o psicólogo que faz psicodiagnóstico costuma atuar: Quem costuma solicitar a realização de testagem psicológica?

Em instituições de cuidados com a saúde, clínicas ou em consultórios psicológicos.

Médicos, psiquiatras, pediatras, neurologistas, comunidade escolar, juízes, advogados, casos em que procuram expontâneamente um exame, ou são recomendados a fazê-lo por algum familiar ou amigo.

  1. Como funciona o psicodiagnóstico?

É um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos em nível individual ou não, seja para atender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com