TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de investigação da personalidade

Por:   •  1/4/2021  •  Resenha  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

SOUZA, Carolina Cardoso de; RESENDE, Ana Cristina. Perfis de Personalidade de Adolescentes que Cometeram Homicídio, Psico-USF, Bragança Paulista, v. 21, n. 1, p. 73-86, jan./abr. 2016.

Análise Crítica

      Essa pesquisa científica foi desenvolvida com o objetivo de identificar perfis psicológicos de adolescentes com idades entre 14 e 19 que cometeram homicídio e estava cumprindo medidas socioeducativas, como punição pelos crimes. Como instrumento de pesquisa, além de uma entrevista semi-estruturada e o método de Rorschach, que será o foco dessa análise.

      A aplicação da Prova de Rorschach é utilizada com a finalidade de avaliar a dinâmica de personalidade particular de cada pessoa, e a partir dos dados obtidos não se deseja apenas atribuir diagnóstico psiquiátrico, mas sim compreender o valor e o significado de um sintoma clínico e, conseqüentemente orientar para o tratamento mais adequado.

       Uma vez que o objetivo da pesquisa é a identificação dos perfis psicológicos dos adolescentes o Teste de Rorschach foi escolhido como instrumento de pesquisa como forma de compreender a personalidade dos sujeitos e a partir dos dados poder se constatar as possíveis motivações para as atitudes dos adolescentes. A coleta de dados nessa pesquisa foi realizada de maneira individual e a análise dos dados foram realizados por dois juízes experientes no Sistema Compreensivo do Teste de Rorschach. Diante do resultado das análises dos dados do Teste de Rorscharch pode-se observar que possivelmente os distúrbios cognitivos são responsáveis pelos comportamentos socialmente desadaptados dos adolescentes, sendo considerado o Metódo de Roscharch como confiável para esse estudo.

       Após a análise dos dados, as autoras concluem com a pesquisa que levantando os diferentes aspectos psicológicos dos adolescentes infratores é possível separá-los em grupos com perfis de personalidade diferentes para compreensão da maneira que pensam, sentem e se comportam. Sendo assim, tendo funcionamento psicológico tão heterogêneo, os adolescentes deveriam ser encaminhados para programas de reabilitação diferenciados e adequados a cada um.

       Porém mesmo com resultados considerados confiáveis e satisfatórios, o estudo apresentou limitações, sendo a primeira delas a consideração que para resultados ideais seria necessário um grupo com adolescentes que não cometeram homicídio, a fim de uma comparação dos resultados e análise das características diferentes entre os que cometeram infrações graves daqueles que não cometeram. Em seguida, pontua-se como limitação a amostra limitada de participantes para a análise de dados e por fim a utilização de dados normativos para adultos sendo utilizadas em adolescentes, pela falta da normatividade para adolescentes no Brasil. Todas essas limitações acabam por limitar a capacidade de compreender adequadamente as propriedades psicométricas para instrumentos a partir dos estudos com amostras da população em geral.

MALGARIM, Bibiana Godoi; BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. O abuso sexual: estudos de casos em cenas incestuosas, Estudos de Psicologia, Campinas, 28(4) I 511-519, outubro – dezembro, 2011.

Análise Crítica

      Esse estudo tem como finalidade a busca pela compreensão dos processos mentais relativos ao funcionamento psíquico das vítimas de violência, utilizando-se da teoria de Psicanálise, e também a compreensão do impacto do processo traumático no funcionamento psíquico das duas meninas em atendimento em um centro especializado para vítimas de abuso sexual. Foram utilizados como instrumento para a pesquisa entrevistas de Hora de Jogo Diagnóstica testes projetivos, como o Rorschach, que especificamente foi escolhido no contexto de desenvolver avaliação psicológica das vítimas de abuso sexual.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com