Tema: O Adolescente Em Conflito Com A Lei
Pesquisas Acadêmicas: Tema: O Adolescente Em Conflito Com A Lei. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ajan • 24/4/2014 • 665 Palavras (3 Páginas) • 914 Visualizações
Tema: O adolescente em conflito com a lei
Justificativa: O presente projeto se destina á identificar os motivos que levam os adolescentes de Belém à estarem cada vez mais cometendo ato infracional. Trazer uma visão mais ampla dos problemas vividos por esses adolescentes na sociedade a partir da vulnerabilidade, do preconceito, da contradição e da desigualdade social. Mostrar que o Assistente Social é o profissional capacitado para mostrar a realidade que está encoberta, usando as metodologias como o atendimento em grupo á família, visitas domiciliares visando mostrar a trajetória sócio-histórica do adolescente, capaz de desenvolver a capacidade desses adolescentes a resistir ao cometimento do ato infracional, indicando á eles novas perspectivas de um futuro com cidadania com a ajuda das medidas socioeducativas que contribuem para a responsabilização desses adolescentes e assim procurando conduzir o adolescente á família por meio de intervenções, estratégias e reflexões construídas de cada caso.
Problemática: Segundo o total de procedimentos feitos pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) aumentou em 30,36% o número de adolescente em conflito com a lei, sendo assim 1,6 mil crimes cometidos em Belém no ano de 2013. Quais serão os fatores que levam esses adolescentes á cometerem o ato infracional fazendo com que haja esse aumento?
Hipótese:
A dificuldade de acesso ao primeiro emprego contribui para a inserção deles á marginalidade.
A miséria material acaba gerando o desejo de querer um bem material que ele não pode consumir e a família não tem condições de dar, acaba levando ele á cometer o ato infracional.
O baixo índice de escolaridade acaba não formando a perspectiva de um futuro com cidadania.
Objetivo Geral: Identificar a situação de vulnerabilidade desses adolescentes, mostrar que a partir da dificuldade expostas pela sociedade acaba levando eles á cometerem o ato e discutir a possibilidade deles á sair da marginalidade com a ajuda das medidas socioeducativas.
Objetivos Específicos:
Identificar o perfil dos adolescentes.
Verificar o interesse desses adolescentes á inserção ao primeiro emprego.
Apresentar os motivos que levaram eles a cometer o ato.
Revisão Bibliográfica:
O adolescente e o ato infracional: É um livro de Mario Volpi onde mostra que as medidas sócio-educativas objetivam inserir o adolescente em conflito com a lei de volta a sociedade buscando convivências agora como novas perspectivas em seu meio sócio-familiar. O adolescente reintegra o mundo social fortalecido, mas não se esquecendo que a criminalidade de que o produziu esta na própria sociedade. Dando muita importância à inclusão social que deve ser sempre a finalidade maior na implementação das medidas para esses adolescentes, colocando como essencial o envolvimento famílias e comunitário no processo de inclusão, realizando atividades externas e não perdendo a vida social na comunidade, assim como o acesso a formação e informação.
Estatuto da Criança e do Adolescente: Trazendo uma transformação na condição
...