Teoria existencial humanistas
Por: lu1693 • 7/9/2016 • Trabalho acadêmico • 760 Palavras (4 Páginas) • 451 Visualizações
1.0 Introdução................................................................................................ 4
2.0 A Teoria de Maslow................................................................................. 5
3.0 Conclusão................................................................................................. 7
4.0 Bibliografia................................................................................................. 8
1.0 INTRODUÇÃO
Nosso trabalho fala sobre a teoria de Maslow, onde ele procura explicar o por que as pessoas são movidos a determinados momentos pelas necessidades específicas. Onde uma pessoa passa gastando seu tempo com energia ocupando-se com segurança pessoal, e outras tem regalias com a obtenção de estima. A sua teoria também explica a busca da identificação por necessidades básicas que uma pessoa procura atender-se, pois é o ideal que a motivação é provocada por deficiências de uma ou grupos de necessidades.
2.0 A TEORIA DE MASLOW
Maslow descreve sua teoria da Hierarquia de Necessidades espelhando-se em suas experiências adquiridas ao longo de seus trabalhos clinicando. Segundo Maslow existe uma escala de necessidades que todo individuo precisa ao longo da vida.
Vemos que o sujeito toma uma decisão e nela consiste uma guinada em seu futuro na organização ou instituição. O sujeito que toma a decisão em capacitar-se para exercer uma determinada tarefa, sabe que ao se qualificar ele estará adquirindo mais conhecimento que só vem a acrescentar em seu currículo.
Com esse reconhecimento logo alcançara seus objetivos, fruto de seus esforços e objetivos.
Segundo Maslow ao identificar as reais necessidades do sujeito consegue-se a partir daí entender, e compreender suas verdadeiras motivações internas e assim ajudá-lo a aflorar.
Primeiro, a base dessa pirâmide entra as necessidades fisiológicas do sujeito como alimentar-se, água, sexo e etc.
Segundo, necessidades de segurança onde entra a estabilidade tanto financeira, segurança em ir e vir, casa própria, consolidado em um emprego.
Terceiro, as necessidades sociais, de pertencer, de ter uma família onde recorrer, de amar e ser amado, pertencido em um grupo.
Quarto, a necessidade de estima: de si e dos outros, o sujeito deseja ser notado em seu convívio social, ser observado, se destacar, ser elogiado, e alcançar louros por sua atitude.
Quinto, a necessidade de alto realização: executar novas tarefas, exercer uma função em que lhe traga prazer, como por exemplo: musica, ir ao cinema, teatro, lazer e etc.
Ao analisar essa escala de característica para auto-realização vemos que cada individuo escreve sua historia correndo atrás de seus objetivos com a finalidade de crescer profissionalmente, crescer como pessoa, e do crescimento de sua psique.
A teoria Y reforça que o colaborador ao ser reconhecido e estimulado com novos desafios tende a produzir mais, e traçar novas metas. Com isso sente que tem um papel importante para sua organização.
O sujeito que tem um grande anseio de crescimento na área profissional, pessoal e mostra ainda mais estimulado a correr atrás de seus objetivos, se torna ainda mais produtivo agregando para si novas responsabilidades e desafios a ser vencidos a fim de alcançar novos patamares.
A teoria Z tem como visão o grupo, colaboradores que se unem como uma família com o mesmo intuito em trabalhar para que juntos atinjam as metas e o crescimento da organização seja consolidado. Assim promovem um ambiente agradável para se trabalhar e todos mantem-se unidos com o mesmo intuito.
Um sujeito altamente motivado é aquele que recebe uma tarefa na organização em que trabalha logo pensa que é capaz em realizá-la e com isso traça metas
...