Trabalhos de Teorias e Técnicas Psicoterápicas
Por: Claudiane Santana • 1/7/2020 • Bibliografia • 830 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
AVALIAÇÃO 1 –
Teorias e técnicas psicoterápicas I
Profª Denise carvalho Barbosa
Data: 08/06/2020
ALUNO: Claudiane Marques Santana
Valor: 3 pontos
Questões
- Em que Freud se apoia para teorizar as duas formas de satisfação possíveis ofertadas pelo complexo de Édipo? (0,5)
Resposta: Freud iniciou seus estudos baseado em experiências próprias de lembranças próprias da infância dele, com o aprofundamento de seus estudos, Freud pode aprofundar toda sua teoria, proncipalmente observando que existia uma certa rivalidade entre meninos e seus pais, um misto de amor e ao mesmo tempo eles tinham frustrações que se desenvolvia ao passo que descobriam seu próprio corpo, as duas formas possíveis que Freud percebeu que a principio tanto o menino como a menina amam a mãe porém depois esses desejos modificam. observou quem com o desenvolvimento no complexo, eram justamente o desejo que o menino nutria pela mãe e na menina o desejo nutrido pelo pai. Ao ponto de ela desejar até ter um filho com ele. O menino deseja o lugar o pai e a menina o ligar da mãe.
- Que fator contribuiu para que Freud insistisse, por um longo tempo, com a ideia de um paralelismo em relação ao complexo de Édipo do menino e da menina? (0,5)
O fato de os dois amarem a mãe, e ter por ela os mesmos sentimentos, por um determinado período, tanto meninos como meninas acham que são iguais, mas logo percebem que o menino tem o pênis e a menina não o tem, e é a partir dai que eles ve que não são tão iguais assim, pois lhe foi tirado da menina, entendendo assim que ela foi castrada, começa então no menino o medo de perder seu órgão tão desejado e na menina a revolta por ter sido castrada, é alguma das formas ai que se começa a desenvolver o complexo de Édipo.
- Como Freud explica:
- o fato de atribuir um supereu mais severo no menino do que na menina; (0,5)
Resposta: O menino desenvolve uma angustia terrível de ser castrado, que vai viabilizar o complexo de Édipo, a castração para os meninos é uma ameaça, a castração para o menino tem que ser afastada logo dele, já para as meninas não é tão desesperador assim pois ela já se sente castrada e viabilizando assim a entrada deles no complexo de Édipo. E isso faz com que o menino fique mais angustiado do que a menina.
- e que, devido a esse fato, mesmo fazendo alusão à possibilidade de as mulheres se conduzirem eticamente de uma maneira diferente à dos homens, como ele conclui que essa proposição está fadada a não se sustentar? (0,5)
Resposta: As mulheres percebem com o passar do tempo que principais ocorrências genitais da infância devem ocorrer em relação ao clitóris, e com o passar do tempo ambps tanto menino como meninas passam a desenvolver os desejos um pelo órgão do outros percebendo assim os desejos que seus órgãos pode proporcionar.
- Freud, ao estabelecer uma relação entre o complexo de Édipo e a castração, o que o leva a considerar o primeiro como uma formação primária no caso do menino, e secundária no caso da menina?(0,5)
Resposta: No menino se torna primário, porque a castração faz com que o complexo de Édipo termine pois ele passa a ter medo que a mãe o castre igual ao que fez com a menina. Na menina o Complexo de Édipo se torna secundário porque é quando tenha inicio pois a menina por descobrir que é castrada então a menina deixa de se voltar para a mãe e se volta para o pai.
- Segundo Freud, as transformações da sexualidade infantil, advindas da polaridade de sexo, introduzirão antíteses que corresponderão a cada fase do desenvolvimento da libido, e que antecederão a polaridade masculino e feminino na fase da puberdade. O que caracteriza a fase fálica, e como isso ocorre nesse estágio da organização genital infantil? (0,5)
Nessa fase ocorre a partir dos 4 aos 6 anos, é quando a criança se interessa pela suas partes genitais. O pênis é o órgão que detém maior importância, tanto nos meninos como nas meninas pois as meninas também acreditam que terão um pênis, por isso que freud foi duramente criticado. O desejo do prazer expressa-se por meio da masturbação e de fantasias, nesse período também ocorre o complexo de Édipo, que consiste no menino se interessar pela mãe, é quando também o menino descobre o falo, e percebe também que as meninas não tem esse falo e acredita que ela foi castrada, com isso ele começa a se afastar da mãe por medo de ser castrado também.
...