Transformações físicas No Adolescente
Exames: Transformações físicas No Adolescente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anaclais • 18/3/2014 • 1.788 Palavras (8 Páginas) • 234 Visualizações
AS TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS NA ADOLESCÊNCIA
Sabemos que desde o momento em que somos concebidos nossos corpos estará em constante desenvolvimento,Pois;a puberdade pode ser definida como um período no desenvolvimento sexual de meninos e meninas ou seja futuramente homens e mulheres, caracterizado pela capacidade de procriação (maturação sexual). As transformações da puberdade ocorrem durante a adolescência. Logo, a puberdade é uma fase da adolescência em que ocorre o aparecimento de características sexuais secundárias.
A puberdade não tem uma idade exata para aparecer, pois depende de organismo p/ organismo >pessoa para pessoa. Porém, em grande parte dos adolescentes, ela aparece entre 10 e 11 anos (entre as meninas) e 12 e 14 (no caso dos meninos). A puberdade feminina se inicia, em geral, entre 10 a 11 e anos, variando esse período de pessoa para pessoa. Em geral, a puberdade tem inicio com a primeira menstruação (menarca), que coincide com o surgimento de uma série de transformações do corpo que já se vinham manifestando na fase conhecida como pré-puberal. Geralmente a partir dos dez/onze anos a menina cresce vários centímetros em pouco tempo, sua cintura se afina, os quadris se alargam, os seios começam a avolumar-se e surge uma leve pilosidade no púbis e nas axilas, as glândulas sudoríparas se desenvolvem, tornando o odor do corpo mais intenso e provocando maior sudorese nas axilas. Essas mudanças, causam uma certa sensação de insegurança e inquietação na menina, culminam com a primeira menstruação. Durante os dois anos seguintes à primeira menstruação os ciclos podem ser ainda irregulares, mais longos ou mais breves.
As transformações que se verificam no período pré-púbere são resultados da atividade dos ovários, sobre a qual atua a hipófise. No menino, as transformações começam um pouco mais tarde, por volta de 13 anos e são muito mais demoradas que nas meninas. Os primeiros sinais dessa transformação são, basicamente, o aumento no tamanho dos órgãos genitais, o nascimento da barba e o aparecimento de pelos na região pubiana, nas pernas, nos braços e no peito.
Esse crescimento dos pêlos depende da genética e varia muito de pessoa para pessoa. Além disso, essas mudanças são acompanhadas de modificação da voz, a qual fica mais grave. O esqueleto se alonga, os músculos se enrijecem, o tronco e os ombros alargam e a pele se torna muito mais gordurosa, o que favorece o aparecimento da acne. É nessa época que os meninos já podem ter sua primeira ejaculação.
Mas a puberdade, tanto no menino quanto na menina, não proporciona apenas mudanças físicas mas, sobretudo, psicologicamente. As alterações hormonais despertam a sensibilidade sexual e, conseqüentemente, é neste período que muitos adolescentes começam esporadicamente a ter constante curiosidade a respeito das relações sexuais. Essas alterações hormonais e as eventuais incapacidades ou relutâncias em adaptar-se às alterações físicas contribuem também para alguns estados de depressão,que faz parte dos adolescentes.
Também pode se observar, em alguns casos, uma reação de rebeldia, de oposição e irritabilidade. Apesar da maioria dos adolescentes ser dependente economicamente dos pais, normalmente eles sentem grande desejo de exprimir a sua própria personalidade, formar o seu caráter definitivo. Nessa fase os adolescentes costumam ansiar entusiasticamente por sensações novas, chegando a fumar, tomar bebidas alcoólicas ou usar drogas, tudo isso como forma de auto-afirmar uma certa independência. Portanto, a puberdade é marcada por significativas mudanças biológicas e psicossociais. É neste momento que ocorre, simultaneamente, maior separação do filho em relação aos pais e maior busca de novos laços afetivos extra-lar. No período da adolescência-puberdade, as pessoas enfrentam exigências sociais novas e, às vezes, drásticas. Fazer tudo que fazem os adultos não pode, nem pode fazer coisas de crianças, pois o adolescente não é um nem outro. Entre meninos e meninas da mesma idade surgem abismos intransponíveis, pois os ritmos de amadurecimento para os meninos e para as meninas são diferentes.
Transformações nos meninos durante a puberdade
- Primeira ejaculação (liberação de sêmem através do pênis)
- Aparecimento de pêlos na região pubiana, axilas e rosto (principalmente acima do lábio superior)
- Desenvolvimento do órgão reprodutor (pênis e testículos)
- Crescimento corporal (altura e ombros, principalmente)
- Mudança na voz (engrossamento) entre 11 e 15 anos.
- Aparecimento do pomo-de-adão
- Surgimento de acnes (espinhas) em função de mudanças hormonais
- Polução noturna (ejaculação involuntária durante o sono)
Transformações nas meninas durante a puberdade
- Desenvolvimento das glândulas mamárias (seios)
- Aparecimento de pêlos na região pubiana e nas axilas
- Rápido e curto crescimento corporal
- Surgimento de acnes (espinhas) em função de mudanças hormonais
- Crescimento da região da bacia (cintura)
- Surgimento da menstruação
Todas as modificações são visíveis, como por exemplo, o crescimento de pêlos pubianos, auxiliares ou torácicos, o aumento da massa corporal, desenvolvimento das mamas, evolução do pênis, menstruação, etc. Estas mudanças físicas costumam caracterizar a puberdade, que neste caso seria um ato biológico ou da natureza. Crianças e adolescentes já não são mais os mesmos. Eles participam avidamente do mundo dos adultos e se transformam nos novos participantes da realidade atual do consumo e dos prazeres. As crianças, tendo nascido no seio de uma família e considerados com pertencendo a esta família, encontram-se, paradoxalmente, cada vez mais solitários e à mercê de seus pares da rua, da escola e do apelo cultural para que se tornem, rapidamente, adultos esbeltos, ricos, formosos, na moda e sexualizados. No decorrer da vida se preocupam em ganhar dinheiro, em sobreviver, em não perder tempo. A adolescência, por sua vez, é uma atitude cultural. A Adolescência é uma atitude ou postura do ser humano durante uma fase de seu desenvolvimento, que deve refletir as expectativas
...