Um Golpe do destino conta historia de cirurgião de sucesso
Por: Paloma Carvalho • 3/6/2018 • Projeto de pesquisa • 602 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
O filme The Doctor _ Um golpe do destino conta historia de cirurgião de sucesso, Jack Mckee é completamente desconectado emocionalmente de sua família e das pessoas que opera. Ao desenvolver um tumor maligno, ele começa a ver a vida da perspectiva de um paciente. Jack conhece uma mulher fatalmente doente, mas extremamente corajosa e percebe a necessidade de mostrar compaixão em sua profissão. Ao
Analisamos o filme The doctor – Um golpe do destino vemos vários momentos no filme que mostra a necessidade de um profissional de psicologia no campo hospitalar para lidar com questões psicológicas da equipe médica, do paciente e da família diante do avanço da doença.
Jack Mackee era um cirurgião que tratava seu paciente de forma fria, pois acreditava que tinha que tratar do paciente apenas seu sofrimento físico, sem se preocupar com as questões emocionais, como vemos na cena que Jack não preocupa com as preocupações da paciente sobre as cicatrizes pós-operatórias e faz uma piada sarcástica e desconsiderado o sentimento do paciente em torno da situação, outra cena que podemos analisar é quando Jack atende uma paciente que tentou suicídio e faz piada sobre ocorrido.
Jack se posicionava como autoridade no hospital essa postura médica é decorrente de uma formação acadêmica que ensinam que médicos são autoridades e não devem ter contato com paciente, devem ser neutros e tratar apenas da dor física, sem ver o paciente fora da doença, os médicos se apegam esse comportamento, pois tendo esse distanciamento o defende de se apegar ao paciente e não conseguir lidar com a sua morte, outro motivo da frieza dos médicos se leva em conta da rotina de trabalho exaustiva ficando varias horas em plantões nos hospitais s, não passam muito tempo com a família e esquece-se de cuidar da própria saúde como foi o caso de Jack Mackee.
Jack Mackee só viu como era um médico frio quando se tornou paciente e viu a necessidade de atendimento mais humanizado e cuidado com as questões psicológicas em todo processo de tratamento da doença.
O psicólogo acompanharia Jack Mack desde a indicação a cirurgia até seu pós-operatório, ajudaria em todo processo da sua doença e na sua compreensão de como vai acontecer o tratamento e ouviria toda sua angustia e ansiedade em torno da doença, fazendo que o paciente expresse todos seus sentimentos e desejos diante da situação.
A presença do psicólogo no contexto do filme auxiliaria as questões emocionais da equipe de saúde e dos médicos ajudando a equipe a identificar seus medos e expectativas em torno do paciente e de como podem atuar no atendimento de forma mais humanizada vendo o paciente fora da doença
O psicólogo também auxiliaria em todo processo de adequação do paciente após a cirurgia fazendo uma adequação de sua imagem atual e de novas adaptações de suas rotinas após a cirurgia.
O psicólogo faria acompanhamento à família do paciente, auxiliando Anne a mulher de Jack durante todo o andamento da doença dando todo suporte para ela falar seus sentimentos de raiva e culpa por estar impotentes diante da doença.
A analise do filme The Doctor – Um golpe do destino correlacionado com o levantamento bibliográfico do artigo Contribuições da psicologia da saúde–hospitalar na atenção ao paciente cirúrgico feita neste relatório, permitiu ter permitiu ter uma reflexão sobre a importância de um profissional de psicologia no contexto hospitalar e como a presença desse profissional é importantíssima no processo de humanização tanto dos profissionais de saúde como do paciente,devemos como psicólogo enxergar o lado humano dos médicos e outros profissionais e que também sofrem psicologicamente e não tratamento desses profissionais acarretara no atendimento prestado aos pacientes.
...