Uma Análise kleiniana- Psicanálise
Por: lapresa • 23/3/2020 • Trabalho acadêmico • 3.206 Palavras (13 Páginas) • 191 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Beatriz Sthefany Victor RA: N190HA-2
Carolina Sanchez Ruy RA: D245GC-8
Giovanna Ferreira Laranja RA: D400AE-6
Larissa Lapresa RA: D3924J-0
Mariana Berti de Moraes RA: N1395B-7
Mikael Natan Naimaite Stahl RA: D175HJ-4
DESDOBRAMENTOS DA TEORIA PSICANALÍTICA: “Uma análise Kleiniana”.
Campinas/SP
2019
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Beatriz Sthefany Victor RA: N190HA-2
Carolina Sanchez Ruy RA: D245GC-8
Giovanna Ferreira Laranja RA: D400AE-6
Larissa Lapresa RA: D3924J-0
Mariana Berti de Moraes RA: N1395B-7
Mikael Natan Naimaite Stahl RA: D175HJ-4
UMA ANÁLISE KLEINIANA: “Transtorno de humor bipolar: diversas apresentações de uma mesma doença”.
Trabalho apresentado à disciplina de “Desdobramentos da Psicologia Psicanalítica” com orientação do Professor Sandro Oliveira para o 6º semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista- UNIP, como requisito parcial.
Campinas/SP
2019
SUMÁRIO
- Introdução.....................................................................................4
- Metodologia...................................................................................5
- Análise...........................................................................................6
- Considerações Finais...................................................................8
- Bibliografias..................................................................................9
Anexo.....................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
Ao se analisarem alguns pontos, o tema escolhido foi: “Transtorno de Humor Bipolar: diversas apresentações de uma mesma doença”, por ter um melhor encaixe com as teorias de Melanie Klein.
Observa-se que, para Klein, o sujeito é dividido em duas fases de desenvolvimento, do zero aos seis meses, é a posição esquizo-paranóide e a partir dos seis meses até a morte é a posição depressiva. Na primeira posição é de onde advém alguns transtornos, como no caso, o transtorno de humor bipolar (THB), nesta posição o aparelho psíquico, ID, EGO e SUPEREGO estão interligados, ou seja, não há ainda uma distinção entre eles. É a partir da segunda posição, condição elaborada pelo ego, que a tendência de édipo se inicia e passa a ocorrer a separação do aparelho psíquico.
Segundo Klein, do zero aos três anos, o bebê não se esquece das suas experiências, ele as guarda, ou seja, as experiências foram esquecidas, mas as vivências foram inscritas, sentidas e/ ou reprimidas, a ansiedade é gerada quando uma vivência não foi ligada corretamente a experiência, quando mais velho, pode gerar uma ansiedade de perigo, ou o mutismo seletivo, considerado um transtorno de ansiedade na infância, como no estudo de caso, no qual uma criança de cinco anos e nove meses foi levantada a hipótese diagnóstica de THB de início precoce.
No decorrer do trabalho serão relacionados dados importantes da teoria de Melanie Klein e relacioná-los com o transtorno de humor bipolar, assim como um planejamento terapêutico para o transtorno citado.
- METODOLOGIA
O grupo optou por dividir as tarefas, cada integrante ficou assim responsável por uma parte do trabalho, entretanto abertos a contribuições dos demais colegas para que não acarretasse ambos. Os mesmos já estavam unidos para a realização de trabalhos de outras disciplinas e foi escolhido permanecer para a realização deste, resultando ao todo 6 (seis) alunos.
A equipe precisou realizar um encontro para colocar em ordem as tarefas e os demais afazeres relacionados à conclusão deste trabalho, como por exemplo, a escolha de um tema sob os dois propostos pelo Professor responsável, este realizado na própria universidade na mesma semana em que nos foi proposto.
Os integrantes sentiram a real necessidade de consultar outros materiais, sendo eles: artigos, livros, internet e arquivos disponibilizados em plataforma restrita aos alunos do 6º semestre deste curso. Foram usados equipamentos para facilitar a comunicação e interação com o trabalho, como: computador, celular, tablet, etc, assim como outros materiais mais simples (lápis, borracha, caneta, papel, entre outros).
- ANÁLISE
Diante do artigo escolhido pelo grupo: “Transtorno de humor bipolar: Diversas apresentações de uma mesma doença”, onde fora apresentado um caso específico de uma criança de 5 (cinco) anos e 9 (nove) meses, podemos observar que o transtorno a ser tratado se apresentou, primeiramente, como mutismo seletivo (MS), que nada mais é do que um transtorno psicológico caracterizado pela recusa em falar em certas situações, mesmo que o indivíduo – neste caso, a criança – fale normalmente em outros ambientes ou circunstâncias e, apresente algum tipo de interesse na comunicação, sendo assim reconhecido como uma desordem de ansiedade que se apresenta durante a infância.
...