Uma Clínica a partir Behaviorismo
Por: Nataniellekassia • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 993 Palavras (4 Páginas) • 319 Visualizações
BEHAVIORISMO(Comportamentalismo, Teoria
Comportamental, Análise Experimental do Comportamento)
O termo behaviorismo (comportamento) nasce com John Watson em artigo pu-blicado em 1913, sob o título “Psicologia: como os behavioristas a vêem”. O be-haviorismo tem um grande desenvolvimento nos EUA em função de suas aplica-ções práticas, tornando-se importante por ter definido o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
Watson, dava a esta ciência (psicologia) a consistência que os psicólogos da é-poca vinham buscando – um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas caracte-rísticas foram importantes para que a psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica. Watson também defen-dia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia, isto é, o comportamento de-veria ser estudado como função de certas variáveis do meio, argumentava que não existia uma coisa chamada consciência, que toda aprendizagem dependia do meio externo, que toda atividade humana é condicionada e condicionável, a respeito da variação na constituição genética. Certos estímulos levam o organis-mo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos. Watson buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem men-te, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capa-cidade de prever e controlar.
B. F. Skinner nasceu na Pensilvânia em 20 de Março de 1904 , e morreu 18 de Agosto de 1990 de leucemia.
Em 1928 inscreveu-se na pós graduação de psicologia em Havard. Em 1936 a-ceitou um cargo de professor na universidade de Minnesota , onde ensinou Psi-cologia Experimental e Introdução à Psicologia. Observa com orgulho que grande número de seus alunos continuaram os estudos na faculdade e são hoje impor-tantes behavioristas.
Em 1938 publicou “O Comportamento de Organismos”, que firmou Skinner como um importante teórico de aprendizagem e estabeleceu os fundamentos de suas publicações subsequentes. O trabalho de Skinner pode ser visto como expansão, elaboração e esclarecimento das ideias embrionárias de seu primeiro livro impor-tante.
Entre 1945-47 chefiou o departamento Psicologia da Universidade de Indiana.
Em 1947 transferiu-se para Havard.
Em 1948 Skinner escreveu um romance, WaldenTwo, no qual descreve uma co-
munidade utópica baseada nos princípios de aprendizagem que defendia. Foi
sua primeira tentativa importante de generalizar suas descobertas de laboratório
a situações humanas complexas. Desde o seu lançamento, o livro é polêmico e
vendeu mais de um milhão de cópias.
Antecedentes intelectuais
Charles Darwin =>Teoria da evolução;
Ivan Pavlov => corrente de reflexologia;
J.B. Watson => Ciência puramente objetiva;
William James; Jean-Jacques Rousseau; Ernest Mach; Francis Bacon e etc…
Conceitos principais
Na psicologia, Skinner é considerado um teórico da aprendizagem.
- PERSONALIDADE: é definida como uma coleção de padrões de comportamento. Situações diferentes evocam diferentes padrões de respostas. Cada resposta individual é baseada apenas em experiências prévias e histórias genéticas. Skinner argumenta que , se você basear sua definição do eu em comportamento observável, não é discutir o eu ou a personalidade.
- REFORÇOS: Toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência desta, podendo ser:
- POSITIVO: é todo evento posterior a determinado comportamento, cuja repetição serve como estimulador à sua repetição
EX.: alimento – aumenta as frequências de respostas
-NEGATIVO: é todo evento que vindo imediatamente após um comportamento diminui sua repetição ou frequência.
...