Uma visão positiva da adolescência
Por: fabianamatoss • 12/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1]
CARLA DE OLIVEIRA SOUZA
FABIANA DE MATOS SANTOS
KAMILA DA VITÓRIA GOMES
LETÍCIA PIRES TOSCAN DE MORAES
PORTFÓLIO
UMA VISÃO POSITIVA DA ADOLESCÊNCIA
Portfólio à disciplina da faculdade Multivix da serra, como requisito para avaliação da disciplina Psicologia da Adolescência. Referente ao quarto semestre do curso de psicologia.
Professora: Carolina Monteiro Biasutti
SERRA
2017
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO..............................................................................................03
2 RESUMO......................................................................................................04
3 FILME “SINOPSE”........................................................................................05
3.1 DST.........................................................................................................05
4 Artigo DST....................................................................................................06
5 IMAGEM.......................................................................................................07
5.1 USO DE DROGAS.................................................................................07
6 PUBERDADE ..............................................................................................08
CONCLUSÃO...............................................................................................09
1 INTRODUÇÃO
O trabalho faz refletir sobre fatores que buscam a compreensão da adolescência. A adolescência é uma fase de formação de identidade, um período de transição que afeta vários aspectos. A intenção desse trabalho é aprofundar o conhecimento em relação a essa fase da vida afim de compreender o desenvolvimento e suas dificuldades utilizando mídias e artes de acordo com a matéria ministrada, abrindo espaço também para uma melhor qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, mediante a avaliação de desempenho aluno e professor.
2 - RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo o sentido da avaliação, a partir de uma experiência sobre o uso de portfólio no ensino superior como uma alternativa de avaliação do processo de aprendizagem.
3 – FILME “SINOPSE”[pic 2]
É um filme de drama norte americano, lançado na metade do ano de 1995 escrito por Harmony Korine, dirigido por Larry Clark e produzido pelo renomado cineasta Gus Van Sant. Apresenta Chloë Sevigny, Leo Fitzpatrick, Justin Pierce e Rosario Dawson.
O filme é focado em um dia na vida de um grupo de jovens sexualmente ativos de Nova Iorque e mostra seu comportamento diante de sexo e drogas durante a era do HIV em meados dos anos 90. O filme tinha como protagonista um skatista de 16 anos em busca de sexo e drogas.
3.1 Doenças Sexualmente Transmissíveis
Esse filme ilustra bem a necessidade de promover ações de educação sexual voltadas para jovens com intuito de alertar sobre a importância do uso de preservativos entre outros. É na adolescência que a identidade sexual começa a se formar e vai muito além de apenas um comportamento, surge a partir de fatores físicos, sociais e culturais onde a sociedade restringe certas ações. Assim como a história de Tammy narrada na apostila, o filme relata a experiência de uma adolescente de dezessete anos que não se conforma em ter contraído AIDS com apenas uma relação sexual ao qual foi deflorada. A imaturidade, em alguns casos, o uso de drogas, da maioria dos adolescentes os levam a pensar de forma erronia que estão sempre se relacionando com pessoas seguras, mesmo em suas aventuras, afastando de si a preocupação de se contaminarem com algum tipo de DST
4 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA ADOLESCÊNCIA.
Estudo de Fatores de Risco
As doenças sexualmente transmissíveis predominam na adolescência e tem um grande risco de contaminação pelo HIV.
O bom convívio dos familiares com os adolescentes fizeram a diferença no quesito de não terem se tornado portadores da DST ao contrário dos que são portadores pelo fato de que na maioria das vezes esses adolescentes sofreram alguma violência no meio familiar.
Tem diversos fatores que influenciam no risco de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, como por exemplo: As drogas ilícitas, abuso sexual, o não uso de preservativos, o fato de se relacionarem com diversas pessoas tendo relações sexuais sem ao menos conhece-las e não utilizando preservativos. Neste artigo, entrevistaram 356 adolescentes e usaram um método que foi a entrevista com os mesmos para identificar quais dos adolescentes teriam doenças sexualmente transmissíveis, sendo que, foram os próprios adolescentes que procuraram o atendimento médico no NESA/UERJ no período de agosto de 2001 a julho de 2002. A faixa etária dos entrevistados eram de 12 a 19 anos de idade e a maioria dos adolescentes eram solteiros. Grande parte dos adolescentes já haviam iniciado a vida sexual antes dos 15 anos de idade e cerca de 10% dos 27,5% já haviam se prostituído e com isso aumentou a probabilidade de se ter contraído doenças e serem portadores da DST. Os adolescentes sabem da importância do preservativo, mas alegam não gostarem de usar, sendo que estão cientes de que o não uso podem acarretar em diversas consequências, como doenças, gravidez e até mesmo ter o risco de morrer por conta das doenças que podem contrair.
...