Unidade de Aprendizagem: Intervenções Psicoterapêuticas com Base na Psicologia Fenomenológica
Por: walmorbrandl • 20/11/2019 • Relatório de pesquisa • 351 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL[pic 1]
Curso de Psicologia
Unidade de Aprendizagem: Intervenções Psicoterapêuticas com Base na Psicologia Fenomenológica
Professora: Ana Maria Lima da Luz
Acadêmica:
Estudo do Caso Hitler
Quais comportamentos de espontaneidade aparecem no texto?
Quais diferenças são percebidas no Psicodrama de Moreno e nos dias atuais ?
“O homem nasce espontâneo e deixa de sê-lo devido a fatores adversos do meio ambiente”. Rompendo com padrões de comportamento esteriotipados é possível recuperarmos a espontaneidade perdida (GONÇALVES;WOLFF;ALMEIDA, 1988). Assim ao darmos respostas novas e mais adequadas a situações antigas, podemos dizer que estamos sendo espontâneos. Segue alguns momentos de espontaneidade do caso estudado:
- Em um momento quando estava criando grandes vínculos com um dos egos auxiliares comenta para este, “o que você achou da piada que eu contei hoje no palco”. E após o estabelecimento desse vínculo passou a comunicar-se com ele num nível realista.
- Um momento de espontaneidade que “Hitler” apresenta foi quando pede que cortem seu cabelo e posteriormente que cortasse o bigode.
- Outro momento espontâneo foi quando passou a pedir que lhe chamassem de Karl.
- Pediu para a esposa comparecer às sessões e pela primeira vez em diversos meses, ele a beijou numa cena no palco.
O Psicodrama de Moreno possui a percepção de que somos seres sociais e que uma vez que vivemos em grupos, os mesmos podem ajudar uns aos outros, pensando nisso Moreno criou o teatro da espontaneidade, mesmo que muitos duvidassem dessa espontaneidade que era apresentada, com isso o psicodrama ganha esse perfil teatral, voltada para este ambiente de palco, onde temos atores e platéia. Hoje não perdemos esse perfil dado por Moreno, mas a partir de técnicas desenvolvidas, além do trabalho realizado em grupos, pode-se realizar sessões individuais e que se utilizando das técnicas do psicodrama o terapeuta pode conduzir o paciente para espontaneidade perdida. O ambiente hoje é mais privado e utiliza-se de objetos como almofadas para substituir os papéis que eram representados pelos atores na época de Moreno.
REFERÊNCIAS
GONÇALVES,Camilla Salles; WOLFF, José Roberto; ALMEIDA, Wilson Castello de. Lições de Psicodrama. São Paulo, Ágora. 1988.
...