VULNERABILIDADE SOCIAL: O PSICODIAGNÓSTICO COMO MÉTODO DE MAPEAMENTO DE DOENÇAS MENTAIS
Por: tinaluci • 20/5/2020 • Trabalho acadêmico • 705 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
TRABALHO PARA APRESENTAR DIA 15/06/2020
VULNERABILIDADE SOCIAL: O PSICODIAGNÓSTICO COMO MÉTODO DE MAPEAMENTO DE DOENÇAS MENTAIS
O que é vulnerabilidade social: É o conceito que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos questão a margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos.
Algumas das principais características que marcam o estado de vulnerabilidade social:
São as condições precárias de moradia e saneamento, os meios de subsistência inexistentes e ausência de um ambiente familiar é um exemplo claro.
Artigo que usamos Grana e Bastos (2010): A autora cita neste artigo que ainda existe pessoas com baixa renda e tendo dificuldade para se ter acesso à saúde.
A autora cita uma mulher de 44 anos dizendo que para ela poder frequentar os atendimentos médicos psiquiátrico, tinha que percorrer 200 KM e ainda ter que esperar um período de 4 meses para poder ter acesso ao tratamento de que tanto necessitava com esse médico.
Quais os problemas psicológicos acarretado em questão a essa vulnerabilidade que ainda é um assunto a se pensar:
- Depressão
- Ideação suicida
- E até mesmo transtornos psicológicos que o indivíduo pode vir apresentar
O psicodiagnóstico: sendo ele um processo científico é uma das técnicas que diante da vulnerabilidade social pode ser um mediador para detectar e avaliar um transtorno psicológico em pessoas que estejam na situação de vulnerabilidade.
A vulnerabilidade social pode apresentar doença mental como por exemplo: O sofrimento psíquico pode ser constituído socialmente pelas circunstâncias de miséria e sem ferramentas políticas (uma intervenção), a pessoa ou individuo acaba adoecendo como método de sobrevivência.
Quando que a vulnerabilidade pode progredir: Quando existe um acréscimo na carência, tanto de conhecimento quanto uma despreocupação com o indivíduo exposto ao perigo.
Sem contar a falta de acesso aos serviços básicos e a falta de confiabilidade no suporte e estratégias em saúde.
Como que a vulnerabilidade social é compreendida: A vulnerabilidade social compreende a precariedade em vários segmentos tais como:
- Necessidades básicas
- Etnias
- Desigualdade social
- Gêneros, dentre outros
Quais são os órgãos que a autora cita em seu artigo que de uma certa forma atende famílias e indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e outras questões de ordem sociais:
- Política Nacional da Assistência Social (PNAS): é responsável pela proteção social, garantindo segurança de sobrevivência, garantindo abrigo, necessidades básicas como alimentos e saneamento e convívio familiar para famílias que estejam em situação de vulnerabilidade.
- Sistema Único da Assistência Social (SUAS): possui foco prioritário na atenção à família.
- Centro de Referência da Assistência Social (CRAS): oferece serviços socioeducativos, garantia de direitos, proteção social especial, benefícios, ações de apoio a situações de riscos circunstanciais.
- Programa de Atenção Integral à Família (PAIF): também oferece serviços socioeducativos e assistência social, mas seu foco é a integração familiar, proporcionando projetos e oficinas para essas famílias.
O psicodiagnóstico é um método de avaliação sendo fundamental objetivar, investigar e compreender a demanda e os prováveis problemas psicológicos que o indivíduo venha apresentar, para que os psicólogos possam levantar hipóteses diagnósticas mais objetivas referente a demanda. Neste sentido algumas técnicas ocorrem através da:
Entrevista de anamnese que constitui no histórico sobre a vida do paciente, a partir dessa entrevista o psicólogo pode distinguir quais testes irá poder utilizar como ferramenta de investigação em função da demanda apresentada ou identificada.
...