Vida de Rousseau
Por: Trabalhos Acadêmicos • 18/6/2018 • Dissertação • 383 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Antropometria : Fatores de vida que podem ter influenciado as obras de Rousseau
Com base na apresentação sobre a vida e a obra de Jean-Jacques Rousseau apresentada por Machado(1999), é possível compreender que o filósofo teve uma experiência de vida bastante complicada tendo diante desta vários fatores que podem ter influenciado seu modo de pensar e consecutivamente suas obras.
Como ponto de partida pode se apontar que Rousseau teve uma infância bastante conturbada em decorrência da morte da mãe que aparentemente o influenciou com relação aos romances já que o mesmo criou junto do pai um afixionamento aos livros deixados por ela, que em grande maioria eram romances; e o afastamento do pai por problemas com a lei que o fizeram passar por algumas dificuldades financeiras futuramente, condição que talvez possa ter influenciado no fato do mesmo ter precisado roubar e então ser taxado como tal (MACHADO, 1999).
Outro ponto de bastante influencia apresentado por Machado (1999) é o fato de ele ter ido estudar com o primo durante alguns anos após esse afastamento do pai onde o mesmo acabou ficando mais próximo da natureza o que parece ter influenciado algumas de suas obras que buscam se voltar a natureza em conjunto com a sociedade.
Assim como suas obras voltadas para o contexto social e para vida em sociedade refletem questões abarcadas pelo autor frente a dificuldades que teria passado, seus pensamentos assinalam o inicio da revolução Francesa e não são muito bem aceitos inicialmente pela sociedade, no entanto isso não parece o deter e em sequencia escreve a obra O Sentimento dos Cidadãos que o taxa como hipócrita, pai sem coração e amigo ingrato (MACHADO, 1999) e que o faz posteriormente falar da sua experiência de vida em outra obra o que deixa bem evidente essa influencia, já que este é feito como uma tentativa de se explicar.
Sendo assim é possível compreender que a agitação de sua vida, seus anseios, expectativas e experiências o levaram a ter um aporte de obras um tanto revolucionários, e consecutivamente muito criticados na época em que viveu já que seu modo de vida parece ter influenciou bastante em seu modo de pensar e de compreender o homem e a vida em sociedade.
MACHADO, L. S.. Jean-Jacques Rousseau: do Contrato Social. Trad. Volume 1. Editora Nova Cultural. São Paulo: 1999. (Os pensadores)
...