Wilhelm Wundt e a fundação do primeiro centro internacional de formação de psicólogos
Por: Will Echeverria Dany Pilar • 3/6/2017 • Resenha • 765 Palavras (4 Páginas) • 837 Visualizações
1. REFERÊNCIA
ARAUJO, Saulo de Freitas. Wilhelm Wundt e a fundação do primeiro centro internacional de formação de psicólogos. Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais: Temas em Psicologia, 2009; Vol. 17, ° 1,09 – 14.
2. CREDENCIAIS DO AUTOR
Saulo de Freitas Araújo possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas / Universität Leipzig (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). É também diretor do NUHFIP (Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt) da UFJF. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História e Filosofia da Psicologia, Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant e a psicologia, evolução do projeto de uma psicologia científica, o pensamento de Wilhelm Wundt e William James, o problema mente-cérebro na filosofia e na psicologia.
3. RESUMO DA OBRA
A obra apresenta a importância da fundação do laboratório de Psicologia Experimental na universidade de Leipzig, na Alemanha (1879), sendo ele o primeiro a ser um centro internacional de formação de psicólogos, tendo assim sua tal importância. Wundt formou e treinou uma geração de psicólogos dos mais diferentes países. Mostra ainda o modelo histórico-cultural das universidades da Alemanha daquela época, e os experimentos realizados por Wundt. A organização e o funcionamento do laboratório eram elaborados por Wundt, que dividia as atividades em duas formas: a primeira para os mais novatos e outros para veteranos. Seu estudo no laboratório pode ser facilmente apreendido, se levarmos em conta suas principais áreas de pesquisa: intensidade das sensações, sensações táteis, psicologia do som, sensações de luz, gustação, olfação, percepções espaciais, curso das representações, estética experimental, processos atencionais, sentimentos e afetos, processos de associação e memória, etc. Seus estudos atraíram pessoas de várias partes do globo, que quando voltavam a seus países, fundavam seus próprios laboratórios para estudos. A influência de Wundt teve grande expansão desde os EUA até países com pouca tradição acadêmica.
4. CONCLUSÕES DO AUTOR
O autor do texto, ao fazer citações a respeito da obra de Wundt, faz a consideração de que a inauguração do Laboratório de Psicologia em Leipzig possibilitou uma maior visibilidade e credibilidade para as publicações sobre estudos filosóficos e periódicos que veiculavam oficialmente os seus trabalhos no Instituto.
O texto busca também um maior esclarecimento acerca do significado da fundação do Laboratório em Leipzig para o desenvolvimento histórico da psicologia não como fundação da psicologia científica apenas, mas também por ter se tornado o primeiro centro internacional de formação de psicólogos.
O objetivo do texto é também indicar alguns fatores histórico-culturais relacionados à fundação do referido Laboratório, enfatizando
...