África e serviço social: Dificuldades e desafios do Serviço Social no continente africano
Por: Julia Brasil • 22/11/2018 • Resenha • 330 Palavras (2 Páginas) • 480 Visualizações
África e serviço social: Dificuldades e desafios do Serviço Social no continente africano.
. A situação socioeconômica predominante na África apresenta inúmeros desafios para a prática do serviço social que continua a ser uma profissão a desempenhar um papel crítico nos problemas sociais cada vez mais complexos do continente. Os assistentes sociais enfrentam diversas questões culturais que exigem muita inovação. É necessário, portanto, estabelecer métodos de prática que abranjam o contexto local.
. Esses profissionais dos países africanos estão sempre em busca de encontrar paradigmas que abordem questões sociais construídas sobre as condições socioculturais, econômicas, políticas e ambientais de suas comunidades. Eles devem ser bem entendidos do conhecimento cultural e das necessidades das pessoas, como objetivo de influenciar suas vidas de forma positiva e fazer uma contribuição significativa para o desenvolvimento social.
. E bem, com o aprofundamento das crises socioeconômicas, muitos países africanos não conseguiram atender às necessidades de suas populações, especialmente dentro do contexto atual de previdência social.
. É nesse contexto que o papel atual e futuro do serviço social deve ser examinado e projetado. Um dos principais objetivos do desenvolvimento socioeconômico é a melhoria de vida para toda uma nação. A conquista deste objetivo requer participação total de todos os segmentos da população em prestação dos serviços essenciais para enriquecimento da vida da comunidade.
. Segundo o exemplo do Angolano Amor Monteiro, o coordenador do Programa do Serviço Social das Forças Armadas angolanas, a própria compreensão do serviço social e o entendimento que se tem de questões sociais são os principais desafios, pois ainda não é tão compreendida pela população em geral. “Ser assistente social requer quatro anos bem sentados em uma carteira e muitos livros bem lidos", disse ele.
. O professor comentou que a função de um Assistente Social, precisa ser questionada: "qual serviço social queremos? O que teremos?", afirmou, pontuando que, para isso, é preciso entender a própria nação, em que medida o serviço social pode ser independente e como deve ser a medição das políticas públicas.
...