TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por:   •  15/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

José Deyvid Braga de Oliveira¹

        Gilmara de Souza Gomes¹

        Noélia Rocha de Araújo¹

        Navegantes Mendes de Araújo¹

Raimunda Alves de Brito²

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa sobre o “O reconhecimento dos   espaços de atuação do Assistente Social” tendo como ponto principal analisar e elencar as ações e atividades que estabelecem o cotidiano do Assistente Social no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), abordando os desafios e impasses encontrados relacionadas as expressões da questão social, lidadas diariamente na prática profissional. O estudo foi realizado através de uma pesquisa documental e bibliográfica, incluindo diversos artigos, sites e livros. A partir da pesquisa realizada nota-se que o trabalho na proteção social especial, frente as famílias em situação de violação de direitos, exige do profissional além de uma postura crítica e reflexiva, um preparo emocional para lidar com realidades tão complexas, e tendo como incumbência principal criar mecanismos para que haja a autonomia dos usuários, resgatando os vínculos familiares, fortalecendo a rede de proteção e ofertando a assistência necessária para que esse ciclo de violação possa ser rompido.

Palavras-chave: Assistente Social. CREAS. Estudo.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho focaliza na importância da atuação do assistente social no CREAS, qual a sua importância e suas necessidades ainda atualmente. O objetivo desse trabalho, junto com o apoio de pesquisas bibliográficas, é reconhecer a importância da atuação do assistente social no CREAS, buscando uma assistência social de qualidade.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da assistência social que atende pessoa que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências, a criminalização da classe trabalhadora pelas situações à qual é exposta, como desemprego, pobreza, falta de acesso aos direitos e demais expressões da questão sociais vivenciadas cotidianamente pela população.

Por fim, nas considerações finais, retorno os objetivos da pesquisa apresento as principais compreensões e aponto possíveis contribuições que este trabalho poderá trazer

para discussões posteriores a respeito da atuação do assistente social no CREAS.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A atuação do Assistente Social no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) busca atender as demandas relacionadas com situações de vulnerabilidade em que se encontra os indivíduos, sendo fundamentada pelo Código de Ética (1993) e na lei que regulamenta a profissão (Lei Federal 8.662, de 7 de julho de 1993).

Para isso, o assistente social precisa ter domínio crítico para entender os fatores que determina a violação dos direitos que levam os indivíduos a situações de risco social. Assim como também, desenvolver respostas profissionais no intuito de atender as pessoas em suas necessidades sociais e produzir transformações na realidade vivida por esses indivíduos.

Nessa perspectiva, o profissional de Serviço Social tem necessidade de realizar leitura crítica dos fatores sociais presente no cotidiano desses sujeitos, compreendendo as expressões da questão social experenciadas pelos sujeitos e suas carências pela garantia dos direitos.

Sendo assim, o profissional de Serviço Social tem que apresentar competência crítica com intenção de construir respostas para flexibilizar o acesso aos direitos sociais e promover a extinção das situações de violação de direitos.

Levcovitzl (2005) fala que o sistema de proteção social tem a necessidade de reduzir os impactos de determinandos riscos sobre os indivíduos e a sociedade.

“[...] os sistemas de proteção social têm origem na necessidade imperativa de neutralizar ou reduzir o impacto de determinados riscos sobre o indivíduo e a sociedade”. (VIANA; LEVCOVITZ, 2005, p.17).

Assim, o assistente social como membro do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) é de grande importância considerando que este profissional tem a capacidade de compreensão crítica da realidade experenciada pelos indivíduos.

Pela sua formação e experiência, os/as assistentes sociais têm uma função estratégica na análise crítica da realidade, no sentido de fomentar o debate sobre o reconhecimento e defesa do papel da assistência social e das políticas sociais na garantia dos direitos e melhoria das condições de vida [...] (CFESS, 2009, p. 26-27).

Para Iamamoto (2011) nos dias de hoje, o profissional enfrenta um dos maiores desafios de sua atuação que vai muito além de somente executar funções, exigindo dele maior compreensão de uma determinada realidade, e que seja apto a propor intervenções eficazes e criativas para a efetivação dos direitos,

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Este trabalho assume uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, onde a pesquisa caracteriza-se por trabalhar com o universo de significações, motivos, aspirações, atitudes, crenças e valores. Esse conjunto de dados considerados qualitativos corresponde a um espaço mais profundo das relações, não podendo reduzir os processos e os fenômenos à operacionalização de variáveis (MINAYO, 2004, p. 28).

Com isso, o presente estudo tem como objetivo, analisar, compreender e refletir sobre a atuação do Assistente Social no CREAS, e sua articulação com as Políticas Públicas de Assistência Social dentro do contexto de violação direitos. Deste modo, consistiu no tipo de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e método dialético, a qual possibilitou o acesso de dados contidos nos mais diversos livros, artigos, monografias, com conteúdos pertinentes para o estudo.

O trabalho de pesquisa foi elaborado utilizando-se de pesquisas feitas em sites confiáveis da internet, sobre o tema proposto que é “A atuação do assistente social no CREAS”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (65.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com