A CONSCIENTIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR FRENTE AO TRABALHO DE AUTODEFENSORIA
Por: bethmolina • 8/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.349 Palavras (10 Páginas) • 281 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL
ELIZABETH APARECIDA FERREIRA MOLINA
6º SEMESTRE
ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL II
PROJETO DE INTERVENÇÃO
“CONSCIENTIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR FRENTE AO TRABALHO DE AUTODEFENSORIA”
Coordenadora do Curso: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
DEFINIÇÃO DE DEFECIÊNCIA INTELECTUAL 4
2 JUSTIFICATIVA 5
COMPREENDENDO A AUTODEFENSORIA, AUTONOMIA E AUTOGESTÃO 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 GERAIS 7
3.2 ESPECÍFICOS 7
4 DESENVOLVIMENTO 7
4.1 TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA APAE 7
5 METODOLOGIA 9
5.1 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO FAMILIAR 10
6 PÚBLICO ALVO 11
7 RECURSOS HUMANOS 11
8 AVALIAÇÃO 11
9 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 11
10 BIBLIOGRAFIA 12
1 INTRODUÇÃO
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Jaú é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 10 de Março de 1965, atuando há 52 anos no município, e prestando atendimento nas áreas educacional, assistência social e saúde às crianças, adolescentes, jovens/adultos e idosos com deficiência intelectual e/ou múltipla com o envolvimento de suas famílias, em uma perspectiva que contempla a escolarização, autonomia e efetivação da inclusão social.
Este serviço conta com atendimento pedagógico, clínico e assistencial, formado por uma equipe multidisciplinar composta por pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia, psiquiatria, clínica geral, psicologia, terapia ocupacional, odontologia, enfermagem, nutrição, orientador social e serviço social.
Contudo, a APAE também presta serviços à população em geral, através de informações e de seu serviço de saúde ambulatorial, com atendimentos nos setores: fisioterápico, fonoaudiólogo e psicológico, terapia ocupacional e orientações no setor de serviço social da Entidade especificadamente ás pessoas com deficiência intelectual e/ou física.
Na área assistencial, desenvolvemos o Serviço Socioassistencial ao Deficiente e suas famílias, advindos da rede SUAS, sociedade, com foco para os deficientes em processo de envelhecimento, idosos e suas famílias, para os deficientes assistidos com faixa etária maior de 18 anos e suas famílias, serviços com ações grupais para promoção do conhecimento e efetivação da autodefensoria e defesa de direitos através de atividades com a equipe técnica, e trabalho com as famílias de todos os deficientes assistidos na entidade, destacando que os serviços visam promover o bem-estar emocional, ocupacional e físico, ampliando os conhecimentos na buscada da autonomia autodefensoria e defesa de direito, proporcionando dentro das conquistas da vida, aprimorar as relações sociais, os cuidados com natureza, locomoção e reconhecimentos, atividades sociais, ocupacionais e habilidades de autocuidado e artesanal, melhoria do relacionamento infra e extra familiar, bem como para a formação de redes de apoio entre as famílias.
A Escola de Educação Especial da APAE de Jaú, conta com educação infantil, ensino fundamental, possibilitando aos usuários/alunos alcançarem com dignidade e eficiência a idade escolar em condições de inclusão. Também contempla salas de oficinas sócias educacionais, com aplicação do currículo funcional, a qual busca promover à autogestão e independência na aquisição de hábitos e habilidades.
O maior sinal de inclusão da pessoa com deficiência no contexto em que vive é a participação no mundo do trabalho. A APAE de Jaú oferece Programa de Educação Especial para o Trabalho para jovens e adolescentes, para posterior encaminhamento ao mundo do trabalho.
A proposta dos serviços ofertados pela APAE destina-se em promover o bem estar, a proteção e a inclusão em geral dos indivíduos deficientes, estimular os estudos e pesquisas realizadas ao problema dos excepcionais e articular ações direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência através do desenvolvimento de suas potencialidades e efetivação de direitos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.
DEFINIÇÃO DE DEFECIÊNCIA INTELECTUAL
Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado.
A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo.
As causas são variadas e complexas, sendo a genética a mais comum, assim como as complicações perinatais, a má-formação fetal ou problemas durante a gravidez. A desnutrição severa e o envenenamento por metais pesados durante a infância também podem acarretar problemas graves para o desenvolvimento intelectual.
O Instituto Inclusão Brasil estima que 87% das crianças brasileiras com algum tipo de deficiência intelectual têm mais dificuldades na aprendizagem escolar e na aquisição de novas competências, se comparado a crianças sem deficiência.
...